VOCÊ TEM UM EMPRESA FAMILAIR? ENTÃO VOCE CERTAMENTE SE IDENTIFICARÁ COM ESTE ARTIGO
# Nº 1 Tratamento Justo aos Membros da Família
Oferecer tratamento justo para os membros que trabalham na empresa versus aquelas que não o fazem.
Esse ponto super polêmico e geralmente desafiador. É muito importante se posicionar de forma justa para que os herdeiros entendam os papeis e responsabilidades de cada um bem como os dividendos do negócio.
As regras para aqueles que trabalham no negócio e aqueles que não o fazem não podem ser as mesmas.
# 2 Planejamento Sucessório/Patrimonial
Se o seu planejamento de saída envolver planejamento patrimonial, quando as decisões sobre a distribuição de propriedade forem decididas, considere como diferenciar a contribuição feita por membros da família que desempenham um papel ativo na construção do valor da empresa em relação aos membros da família que não estão envolvidos. Existem métodos comprovados e profissionais experientes que podem ajudá-lo a determinar uma abordagem que manterá a paz em futuros jantares familiares durantes as comemorações do Natal.
# 3 Relutância em contratar pessoas de fora da família
Um desafio é a relutância dos proprietários de empresas familiares em trazer a bordo gerentes profissionais de fora da família. Em algum estágio, a empresa crescerá a ponto de os membros da família não terem as habilidades ou experiência para gerenciar a complexidade adicional, e é hora de trazer conhecimento externo. Caso contrário, será um desafio levar o negócio para o próximo nível.
# 4 A luta para separar família e trabalho
As empresas familiares enfrentam muitos desafios que outras empresas não enfrentam e, certamente separar assuntos familiares dos negócios requer muita sabedoria. A comunicação neste tipo de empresa geralmente é carregada de ruídos e emoções que são fontes de conflitos e desgastes que prejudicam o negócio.
# 5 Planejamento Sucessório de funções/Líderes
As empresas familiares precisam ter uma estratégia bem definida e um plano para profissionalizar a empresa, incluindo sucessão de funções.
Este é um dos problemas comuns a serem superados, garantir que líderes da empresa entendam claramente suas funções, gaps e responsabilidades. Geralmente as empresas que não buscam ajuda externa para se estruturarem se atrapalham na gestão, afastam profissionais qualificados e podem não garantir a perenidade da empresa.