5 Dicas infaliveis para empresas familiares vencerem

No Brasil, as empresas familiares dominam quase todos os mercados pelo seu grande numero. Mas como ter uma empresa familiar de sucesso?

VOCÊ TEM UM EMPRESA FAMILAIR? ENTÃO VOCE CERTAMENTE SE IDENTIFICARÁ COM ESTE ARTIGO

# Nº 1 Tratamento Justo aos Membros da Família

Oferecer tratamento justo para os membros que trabalham na empresa versus aquelas que não o fazem.

Esse ponto super polêmico e geralmente desafiador. É muito importante se posicionar de forma justa para que os herdeiros entendam os papeis e responsabilidades de cada um bem como os dividendos do negócio.

As regras para aqueles que trabalham no negócio e aqueles que não o fazem não podem ser as mesmas.

# 2 Planejamento Sucessório/Patrimonial

Se o seu planejamento de saída envolver planejamento patrimonial, quando as decisões sobre a distribuição de propriedade forem decididas, considere como diferenciar a contribuição feita por membros da família que desempenham um papel ativo na construção do valor da empresa em relação aos membros da família que não estão envolvidos. Existem métodos comprovados e profissionais experientes que podem ajudá-lo a determinar uma abordagem que manterá a paz em futuros jantares familiares durantes as comemorações do Natal.

# 3 Relutância em contratar pessoas de fora da família

Um desafio é a relutância dos proprietários de empresas familiares em trazer a bordo gerentes profissionais de fora da família. Em algum estágio, a empresa crescerá a ponto de os membros da família não terem as habilidades ou experiência para gerenciar a complexidade adicional, e é hora de trazer conhecimento externo. Caso contrário, será um desafio levar o negócio para o próximo nível.

# 4 A luta para separar família e trabalho

 As empresas familiares enfrentam muitos desafios que outras empresas não enfrentam e, certamente separar assuntos familiares dos negócios requer muita sabedoria. A comunicação neste tipo de empresa geralmente é carregada de ruídos e emoções que são fontes de conflitos e desgastes que prejudicam o negócio.

# 5 Planejamento Sucessório de funções/Líderes

As empresas familiares precisam ter uma estratégia bem definida e um plano para profissionalizar a empresa, incluindo sucessão de funções.

Este é um dos problemas comuns a serem superados, garantir que líderes da empresa entendam claramente suas funções, gaps e responsabilidades. Geralmente as empresas que não buscam ajuda externa para se estruturarem se atrapalham na gestão, afastam profissionais qualificados e podem não garantir a perenidade da empresa.

Compartilhe:

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

CADASTRE-SE EM NOSSA LISTA!

Receba conteúdo de alto valor em primeira mão no seu email

Brasil Valuation

Posts relacionados

Enviar Mensagem
Envie-nos uma mensagem
Olá 👋,
Clique em Enviar Mensagem para falar por Whatsapp