Nos dias de hoje, é quase impossível não nos depararmos com uma enorme quantidade de notícias e informações acerca do novo coronavírus nas mídias socias que nos rodeiam.
A nova pandemia está afetando a mobilidade do consumidor, seus hábitos de consumo, bem como as cadeias de suprimentos, trazendo preocupações que são refletidas através de volatilidade econômica mundial.
Como isso pode afetar seus negócios?
O modo como as pessoas andam, comem, interagem, se vestem, se comunicam e todo a cadeia social do mundo deverá ser afetada. Novos problemas irão surgir, certamente, mas também novas tecnologias, negócios e oportunidades.
Será o Coronavírus a maior pandemia econômica no mundo?
O COVID-19 (Coronavirus) teve seu primeiro caso registrado na China, no dia 31 de dezembro de 2019, e hoje já pode se caracterizar como uma pandemia segundo a OMS. Esse caráter pandêmico foi algo que pegou muitos de surpresa, trazendo uma mudança súbita para o cenário mundial.
Com essa situação dinâmica, as empresas precisam planejar sabiamente seus próximos movimentos orçamentários, a fim de minimizar os riscos negativos ou/e capturar todas as vantagens possíveis e oportunidades de mercado que também aparecem em momentos de crise.
Como devemos liderar nossos times nestas situações?
Alguns empresários devem se preparar e esperar o momento passar, enquanto outros devem dobrar os investimentos em marketing, operações e vendas, a fim de aproveitar as oportunidades.
É crucial que as organizações prestem atenção em como essa situação está alterando os negócios e planeje os próximos passos adequadamente, ao invés de esperar e não tomar atitudes.
Lembre-se, quem espera é vítima, e me parece que esta situação não é nem nunca foi confortável ao empresário.
Dito isto, podemos destacar algumas medidas emergenciais ou estratégicas para serem adotadas de modo geral pelas empresas e negócios.
1. Direcionar investimentos para táticas de marketing que impulsionam as vendas online;
2. Reduzir os investimentos em Field marketing (Marketing de Campo) em campanhas para gerar vendas a curto prazo ou resultados de negócios, mantendo as campanhas de criação de marca em funcionamento – economizando essencialmente;
3. Fazer mudanças de orçamento para promover opções domésticas e com base na entrega de bens & serviços (ou seja, soluções / equipamentos / aplicativos de fitness em casa, entrega de supermercado, entrega de restaurante etc.);
4. Alterar o foco da promoção de produtos Premium para os de primeira necessidade, gerando empatia e solidariedade com o consumidor/cliente.
5. Gerenciar de perto determinadas áreas de gasto, com ROIS atualizados em novos níveis de custo.
Após a grande onda de COVID-19, será vital construir ações de resposta rápida para otimizar os orçamentos mais viáveis.
Este momento tão desafiador nos ensina a importância de buscar freneticamente a excelência em gestão & análise de riscos.
Diante de tantos anos frente a negócios como gestores ou consultores, a equipe da Brasil Valuation sabe como desenvolver equipes com experiência, foco e atitudes. São estes os ingredientes necessários para passar por crises. Afinal, diversas outras crises já abalaram o mundo a economia sempre retorna cheia de novas oportunidades.
Existe uma frase clichê básica que faz todo sentido neste momento:
“FOQUE NAQUILO QUE VOCÊ E SEU TIME CONSEGUEM CONTROLAR”.
Em qual cenário você quer mirar daqui para frente?
Muitas empresas irão, infelizmente, sucumbir diante de tais desafios, pois fortalecem o caos e desespero ao invés de tornar este momento o grande momento de superação dos negócios. Portanto, quanto mais forte e preparado sua equipe estiver, maiores são as chances de se recuperar positivamente desta pandemia sistêmica.
Oportunidades surgem em momentos menos esperados em nosso cotidiano. Portanto, saber observar quais são as grandes oportunidades pós crise será um diferencial das empresas, que sairão fortalecidas e atualizadas em processos e atitudes.
Lembre-se: mesmo os improvisos são ensaiados durante a vida, e o momento de preparação deve ser iniciado o quanto antes. Somente assim poderemos elevar o nível de consciência de sua equipe.
Saber controlar os ânimos e gerenciar sua equipe para focar naquilo que pode ser a salvação e as oportunidades em seus negócios deve ser a maior das estratégias em um momento em que os ânimos e sentimentos estão fragilizados.
Diante do cenário atual, notamos um aumento expressivo de empresários aflitos em contato com a consultoria da Brasil Valuation. A maioria busca informações e apoio para superar este momento da Covid-19 em seus negócios.
É imprescindível calcular os riscos e prejuízos, mas principalmente ter um apoio técnico para conseguir identificar novas oportunidades para a retomada dos negócios com força total.
Devemos neste momento agir com prudência: O medo e o pessimismo devem ser substituídos por liderança e eficiência!
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