Definição
O termo S&OP vem do inglês “Sales and Operation Plan”, é um processo integrado de gestão de negócios por meio do qual a equipe executiva / liderança atinge continuamente o foco, o alinhamento e a sincronização entre todas as funções da organização.
Basicamente é a criação de uma interação/consenso entre vendas & operações que permite que as organizações controlem os custos de estoque e melhoram amplamente os níveis de serviço.
Para que serve o S&OP?
S&OP é um processo que coordena as diferentes áreas do negócio para atender a demanda dos clientes com o nível de oferta adequado bem como a gestão de matérias-primas e produto acabado. Ao estabelecer esse processo, é importante considerar quem será o responsável por cada etapa do processo.
Quais são as Cargos/Áreas que se envolvem em S&OP? Quais seu papel na demanda?
- Gestão Executiva – CEO / Líder
- Preside a reunião executiva de S&OP e atua como árbitro final na tomada de decisões.
- Responsabiliza a organização pelo planejamento.
É o contato principal para resolução de disputas em todo o processo.
- Líder de vendas e marketing
- Apresenta as informações do plano de demanda em uma condição oportuna, precisa e pronta para uso.
- Interage com seu time vendas para completar a coleta de dados e planejamento de demanda.
É o contato principal para questões relacionadas a previsões de vendas, análises e desenvolvimento de plano de demanda final.
- Líder de Operações
- Fala sobre o desempenho do estoque e da carteira em comparação com a previsão na reunião executiva de S&OP.
- Apresenta o desempenho real vs. previsto para o estoque.
É o contato principal para questões relacionadas a operações estratégicas / decisões de abastecimento
Exemplo de Fluxo de S&OP:
DICA – Desenvolva uma Matriz para identificar rapidamente as funções e responsabilidades de cada indivíduo / equipe no processo de S&OP que acompanhe, mensure e gerencie todas as etapas do S&OP.
Nós da Brasil Valuation acreditamos que um bom plano de S&OP pode resultar em ganhos tangíveis que geralmente impactam positivamente o caixa da empresa e intangíveis como a diminuição do ruido entre as áreas e eleva o intelecto e interação do time.