Feedback
Segundo Bill Gates:
“Todos nós precisamos de pessoas que nos deem feedback. É assim que melhoramos”.
Lendo essa frase, não temos como não concordar.
- O que é feedback?
Feedback pode ser definido de várias maneiras, a que mais gostamos é retorno.
- Dar feedback é tão simples assim?
Como disse Bill Gates “… É assim que melhoramos”, isso é verdade, desde que seja feedback honesto, ou seja, àquele que cria uma relação de confiança mútua.
Dar feedback não é tão simples, é importante que seja planejado, mas não pode ser como no passado, isso significa que atitudes, comportamentos e mentalidades não aderentes, precisam ser rapidamente corrigidas. Não dá mais tempo para esperar seis meses, um ano para dar feedback formal a um profissional, precisamos praticar escuta ativa, sermos ágeis e assertivos.
Um líder para dar feedback precisa se preocupar essencialmente com duas questões principais:
- Ter consciência de si >>> Gestão pessoal;
- Ter consciência do outro >>> Gestão de relações e de negócios.
- O que pode nos ajudar na hora de um feedback?
A empresa ter clareza dos comportamentos, atitudes e mentalidades desejáveis para as relações e negócios.
Outra forma é praticar!
Conforme o Modelo 70-20-10 dos professores McCall, Eichinger & Lombardo, do Center for Creative Leadership, Carolina do Norte (EUA) , as formas de aprendizagem devem integrar :
- 70% Prática
Experiência própria, tarefas, resolução de problemas, aplicação de conhecimentos, novas práticas, On-the-Job; APRENDIZAGEM INFORMAL.
- 20% Compartilhar conhecimento
Feedback, Orientação, Benchmarking, Coaching, Mentoring, Fóruns de discussão; APRENDIZAGEM SOCIAL.
- 10% Treinamento formal
Cursos, E-learning, Programas de formação, Congressos; APRENDIZAGEM FORMAL.
Mentalidades
Mentalidades são as formas de pensar e agir das pessoas, elas precisam ser definidas, compartilhadas, estimuladas e acompanhadas nas empresas.
Na Brasil Valuation nosso DNA tem mentalidades desejáveis internamente e nos projetos que participamos, algumas delas são:
- Rotina & Melhoria: Acreditamos que pessoas e empresas precisam encontrar formas de equilibrar rotina e melhoria. Isso precisa ser gradualmente fomentado dentro de um projeto de change management organizacional.
- Feito é Melhor do que Perfeito: De forma planejada e sob certo controle, acreditamos que errar é melhor do que não fazer, isso estimula movimento, criatividade e inovação. Isso não é desculpa para não ter atenção na execução, avaliação e ajustes nas ações, tão pouco faltar com responsabilidade e compromisso com resultados.
- Integrar, Comunicar e gerar Resultados: Resultados sustentáveis não acontecem sem pessoas, encorajar integração e comunicação precisam acontecer primeiro.
Desejamos que você pratique feedback honesto e mantenha sua mente aberta para o novo!