Feedback & Mentalidades: Como se comunicar no ambiente de trabalho

Feedback
Uma aspecto importante dentro da comunicação empresárial é o feedback. Saber como dar e receber um feedback é algo que deve ser aprendido.

Feedback

Segundo Bill Gates:

“Todos nós precisamos de pessoas que nos deem feedback. É assim que melhoramos”.

Lendo essa frase, não temos como não concordar.

  • O que é feedback?

Feedback pode ser definido de várias maneiras, a que mais gostamos é retorno.

  • Dar feedback é tão simples assim?

Como disse Bill Gates “… É assim que melhoramos”, isso é verdade, desde que seja feedback honesto, ou seja, àquele que cria uma relação de confiança mútua.

Dar feedback não é tão simples, é importante que seja planejado, mas não pode ser como no passado, isso significa que atitudes, comportamentos e mentalidades não aderentes, precisam ser rapidamente corrigidas. Não dá mais tempo para esperar seis meses, um ano para dar feedback formal a um profissional, precisamos praticar escuta ativa, sermos ágeis e assertivos.

Um líder para dar feedback precisa se preocupar essencialmente com duas questões principais:

  1. Ter consciência de si >>> Gestão pessoal;
  2. Ter consciência do outro >>> Gestão de relações e de negócios.
  • O que pode nos ajudar na hora de um feedback?

A empresa ter clareza dos comportamentos, atitudes e mentalidades desejáveis para as relações e negócios.

Outra forma é praticar!

Conforme o Modelo 70-20-10 dos professores McCall, Eichinger & Lombardo, do Center for Creative Leadership, Carolina do Norte (EUA) , as formas de aprendizagem devem integrar :

  • 70% Prática

Experiência própria, tarefas, resolução de problemas, aplicação de conhecimentos, novas práticas, On-the-Job; APRENDIZAGEM INFORMAL.

  • 20% Compartilhar conhecimento

Feedback, Orientação, Benchmarking, Coaching, Mentoring, Fóruns de discussão; APRENDIZAGEM SOCIAL.

  • 10% Treinamento formal

Cursos, E-learning, Programas de formação, Congressos; APRENDIZAGEM FORMAL.

Mentalidades

Mentalidades são as formas de pensar e agir das pessoas, elas precisam ser definidas, compartilhadas, estimuladas e acompanhadas nas empresas.

Na Brasil Valuation nosso DNA tem mentalidades desejáveis internamente e nos projetos que participamos, algumas delas são:

  • Rotina & Melhoria: Acreditamos que pessoas e empresas precisam encontrar formas de equilibrar rotina e melhoria. Isso precisa ser gradualmente fomentado dentro de um projeto de change management organizacional.
  • Feito é Melhor do que Perfeito: De forma planejada e sob certo controle, acreditamos que errar é melhor do que não fazer, isso estimula movimento, criatividade e inovação. Isso não é desculpa para não ter atenção na execução, avaliação e ajustes nas ações, tão pouco faltar com responsabilidade e compromisso com resultados.
  • Integrar, Comunicar e gerar Resultados: Resultados sustentáveis não acontecem sem pessoas, encorajar integração e comunicação precisam acontecer primeiro.

Desejamos que você pratique feedback honesto e mantenha sua mente aberta para o novo!

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