Valuation

Como o Valuation pode ajudar o seu negócio

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quando um gestor olha para o seu negócio, é comum que ele tenha uma boa noção de todas as partes que o englobam e as diferentes áreas que o compõe. Seria mais fácil assim, que ele conseguisse traçar um valor real e justo para o seu negócio, correto? Traçar um valor para um negócio ou para uma empresa parece, à primeira vista, uma tarefa que somente alguém que esteja dentro da empresa e a conheça mais possa desempenhar. Se a pessoa que mais conhece a empresa não pode avalia-la, quem mais poderá?

O problema com essa lógica é que nem sempre o gestor estará a par de todas as informações sobre todas as áreas do negócio, e como elas se relacionam entre si. Além do mais, é difícil que essa analise seja imparcial, visto que o gestor muitas vezes tem uma ligação emocional com a empresa. Pedir para que ele faça uma análise justa e imparcial sobre seu negócio não parece ser algo tão simples.

Por não se tão simples, é necessário possuir um conhecimento em gestão empresarial e de mercado que muitos empresários não possuem. Fora que é um processo que necessita tempo e atenção por quem está conduzindo-o, duas competências que os gestores tem dificuldade em conciliar no dia a dia.

Mas então como podemos traçar o valor de uma empresa? É a partir dessa pergunta que surge o processo de Valuation.

O que é Valuation?

Valuation é o termo em inglês utilizado para se referir ao processo de Avaliação Empresarial. Esse processo tem como objetivo determinar quanto o negócio ou a empresa vale perante ao mercado, determinando um valor justo através da avaliação de diversas áreas de empresa.

Existem várias metodologias para se avaliar uma empresa, todas elas se utilizam de informações de diversas áreas. Desde o setor financeiro até o mercado que a empresa esta inserida, coletam-se informações que completam um processo de Valuation.

Como um Valuation é feita?

Um processo de Valuation geralmente é conduzido por uma empresa independente com profissionais especializados na área. É importante que essa avaliação seja realizada por agentes externos a empresa, para evitar qualquer tipo de parcialidade dentro do processo.

No começo define-se junto a empresa os prazos e as informações necessárias que a empresa precisara oferecer para que o processo de Valuation ocorra. Geralmente é assinado um NDA (Non Disclosure Agreement) para que não haja o risco de vazamento de informações confidencias vinculadas a empresa.

Após todo o processo, apresentam-se as análises feitas nas diversas áreas da empresa, cada uma com seus indicadores de desempenho. Com isso em mãos, é traçado um valor monetário real e justo a partir de um cálculo que leva em consideração os indicadores analisados.

Por que fazer um Valuation?

Existem diversas razões que levam uma empresa a se submeter a um processo de Valuation. Podemos elencar como a mais comum de ser nomeada, a necessidade de avaliar uma empresa durante uma F&A (Fusão e Aquisição). A fim de se saber qual o valor justo a ser negociado, ambas as partes de um processo de F&A serão beneficiadas pelo Valuation, tornando a negociação entre as partes mais fácil de ser conduzida, rumo a um ao deal (acordo).

Porém, o Valuation também pode ser utilizado como uma ferramenta de melhoria e aperfeiçoamento da empresa. Quando se é traçado o valor do negócio, apontam-se os fatores que dão a empresa esse valor, sejam eles positivos ou negativos.

Outro processo que tem se destacado para a realização de um Valuation é o de aporte de um Fundo de Investimentos em empresas privadas. Durante esse processo, um Valuation da empresa que irá ser aportada é essencial, pois o Fundo de investimentos necessita saber qual o valor do negócio e quais os riscos do investimento na empresa. Ter uma empresa externa que faça esse trabalho pode ser de grande importância para que o aporte realmente seja efetivado.

Por onde eu devo começar?

Fazer uma avaliação do seu negócio não é uma tarefa tão simples quanto parece. Como foi exposto nas linhas acima, é necessário que profissionais capacitados e independentes conduzam esse processo para que ele seja efetivo de fato.

Não tenha medo ou receio de buscar um processo de Valuation. Conte com a ajuda de profissionais capacitados para trazer mais valor ao seu negócio.

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Brasil Valuation

Somos especialistas em estruturação de empresas e negócios e nosso foco é diminuir riscos e aumentar a assertividade das tomadas de ações de empreendedores e empresas.

Solicite uma reunião gratuita

Você também pode gostar de:

CADASTRE-SE EM NOSSA LISTA!

Receba conteúdo de alto valor em primeira mão no seu email