negócios

Negócios em 2021: O recomeço de uma nova e real era

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O grande recomeço do comportamento humano

A crise sanitária teve um profundo impacto sobre as necessidades e os hábitos de compra das pessoas. Um forte senso de responsabilidade social agora é uma demanda permanente dos consumidores para as marcas conquistarem a empatia deles. Os negócios deixaram de priorizar os lucros para se concentrar nas pessoas, e as preocupações com o planeta ficaram de lado.

Porém, a expansão das iniciativas sociais estimulada pela pandemia não anulará a consciência ambiental. Ao Reconstruir Melhor, os consumidores escolherão marcas que ajudem a fazer do mundo um lugar mais limpo, saudável, resiliente e justo.

Negócios melhores, mundo melhor?

Com os consumidores mais atentos às ações das empresas durante os lockdowns, o ativismo de marca ganhou um novo significado social. Em 2020, 73% dos profissionais acreditavam que as iniciativas de sustentabilidade eram essenciais para o sucesso. As empresas tiveram que priorizar as ações sociais, ajudando os consumidores a desenvolverem estilos de vida mais sustentáveis.

Os CEOs se expressaram abertamente com empatia durante a pandemia, zelando pelas equipes, pelos clientes e pelas comunidades. A COVID-19 deu às empresas uma chance de Reconstruir Melhor, desenvolver laços emocionais com os consumidores e proteger os mais vulneráveis.

Para os consumidores, as marcas devem continuar atuando com responsabilidade e propósito depois da pandemia, adotando medidas de proteção, como maior flexibilidade no local de trabalho, que passarão a ser vistas como o novo normal. Em Agosto de 2020, 14 executivos sêniores da Danone, Philips, L’Oréal e Mastercard, entre outras organizações, criaram a Leaders on Purpose, uma entidade sem fins lucrativos. Estas empresas assinaram uma carta aberta que propunha um roteiro 14.5% econômico para Reconstruir Melhor

Reconstruir melhor: Perspectivas

Os consumidores ficarão mais atentos às questões sociais e ambientais, recompensando as empresas que investirem seus lucros em ações positivas no pós-pandemia. Adotar iniciativas focadas na responsabilidade e no propósito é uma forma de Reconstruir Melhor e obter resultados positivos no tripé da sustentabilidade: pessoas, planeta e lucros.  A Leaders on Purpose é uma comunidade de CEOs que desenvolve inovações sustentáveis para alinhar estratégias empresariais às demandas ambientais.

Há grandes sinais que as coisas estão melhorando. O mundo começou a se movimentar em busca de novas oportunidades e desafios.

Enfim, parece que a bussola está alinhada, o mar está se acalmando. Quem entender isso de maneira ágil, certamente sairá na frente.

Na Brasil Valuation ressaltamos a importância de enfrentar desafios sociais urgentes com a convicção de que os negócios podem ajudar a desenvolver uma sociedade melhor. Estamos comprometidos em promover mudanças sociais e por isso trabalhamos duro para tal.

Fonte: Leaders on Purpose

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Brasil Valuation

Somos especialistas em estruturação de empresas e negócios e nosso foco é diminuir riscos e aumentar a assertividade das tomadas de ações de empreendedores e empresas.

Solicite uma reunião gratuita

Você também pode gostar de:

CADASTRE-SE EM NOSSA LISTA!

Receba conteúdo de alto valor em primeira mão no seu email