Seed Money: Seu Papel nas Empresas Early Stage

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O que é Seed Money?

O termo capital semente se refere ao tipo de financiamento usado na formação de uma startup. O financiamento é fornecido por investidores privados – geralmente em troca de uma participação acionária na empresa ou por uma participação nos lucros de um produto. Grande parte do capital inicial que uma empresa levanta pode vir de fontes próximas a seus fundadores, incluindo família, amigos e outros conhecidos. A obtenção de capital inicial é o primeiro dos quatro estágios de financiamento necessários para que uma startup se torne um negócio estabelecido.

Principais Vantagens

  • O capital inicial é o dinheiro arrecadado para começar a desenvolver uma ideia para um negócio ou um novo produto.
  • Esse financiamento geralmente cobre apenas os custos de criação de uma proposta.
  • Depois de garantir o financiamento inicial, as startups podem abordar os capitalistas de risco para obter financiamento adicional.
  • Parte do capital inicial pode vir de investidores anjos – investidores profissionais com alto patrimônio líquido.

Seed Money vs Fomento Inicial

Uma empresa que está começando pode ter acesso limitado a financiamento e outras fontes. Os bancos e outros investidores podem relutar em investir porque não têm história, histórico estabelecido ou qualquer medida de sucesso. Muitos executivos de startups costumam recorrer a pessoas que conhecem para investimentos iniciais – família e amigos. Este financiamento é denominado capital inicial.

O capital inicial – também chamado de capital inicial ou financiamento inicial – é referido como tal porque é o dinheiro levantado por uma empresa em seus primeiros estágios. Não precisa ser uma grande quantia de dinheiro. Por vir de fontes pessoais, costuma ser uma quantia relativamente modesta. Esse dinheiro geralmente cobre apenas as necessidades essenciais de uma startup, como um plano de negócios e despesas operacionais iniciais – aluguel, equipamento, folha de pagamento, seguro e / ou custos de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

O principal objetivo neste momento é atrair mais financiamento. Isso significa atrair o interesse de capitalistas de risco e / ou bancos. Nenhum deles está inclinado a investir grandes somas de dinheiro em uma nova ideia que existe apenas no papel, a menos que venha de um empreendedor em série bem-sucedido.

Exemplo de uso de Seed Money

A Alphabet, empresa controladora do Google, forneceu capital inicial para o Center for Resource Solutions em 2015 para um projeto de implementação de programas de certificação de energia renovável na Ásia. 1 O objetivo do centro com sede em São Francisco é ajudar as empresas a comprar energia de fontes limpas. O Center for Resource Solutions é uma organização sem fins lucrativos, mas o Google tem interesse comercial no empreendimento. Já é o maior comprador mundial de energia renovável sem serviços públicos, mas deseja alimentar seus data centers globais e, eventualmente, todas as suas operações com energia renovável.

Nós da Brasil Valuation entendemos que o Capital é um recurso/meio de se expandir um negócio no momento inicial e não um fim. Usá-lo de forma responsável e eficiente, com apoio de especialistas para expansão do negócio é um dos fatores relevantes entre os que tem sucesso e aqueles que morrem no caminho.

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Brasil Valuation

Somos especialistas em estruturação de empresas e negócios e nosso foco é diminuir riscos e aumentar a assertividade das tomadas de ações de empreendedores e empresas.

Solicite uma reunião gratuita

Você também pode gostar de:

CADASTRE-SE EM NOSSA LISTA!

Receba conteúdo de alto valor em primeira mão no seu email