Supply Chain: A vantagem competitiva de empresas de sucesso

Uma das principais preocupações que uma empresa deve ter para obter uma vantagem competitiva é a sua prática de Supply Chain. Mas o que é isso afinal?

O que é a para que serve Supply Chain?


O Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos), tem como target um menor custo total, visando criar valor para os clientes e alcançar vantagens competitivas para as companhias.


De onde vem a Vantagem Competitiva?

Para obtenção de vantagens competitivas em mercados cada vez mais globalizados e mais digitalizados, não basta para uma empresa buscar a excelência de suas operações internas, mas também dar atenção à integração e coordenação com outros agentes na sua cadeia de suprimentos.

A cadeia de suprimentos, reconhecida desde os anos 1980, abrange tanto a configuração dos ativos no fluxo como a gestão de três elementos principais: estoques, transportes e sourcing  das organizações. O desafio de colaboração entre as equipes deve ocorrer tanto no nível estratégico, compartilhando objetivos, como no nível tático / operacional, gerindo esses elementos em ambientes cada vez mais complexos e incertos, como a crise da pandemia do COVID 19.


Os fundamentos do Supply Chain apresentam uma visão estratégica da Cadeia de Suprimentos e possibilitam entender o quão importante e necessário é uma boa gestão desta cadeia que pode trazer diferenciais competitivos, tanto para empresas de manufatura como para empresas prestadoras de serviços.


A gestão da cadeia de suprimentos para além dos limites da empresa se torna cada vez mais crítica. Desenvolver uma rede de distribuição auditada e colaborativa é fundamental ao sucesso da empresa.Em geral essa eficiência aparece em finanças, ou seja, no caixa da empresa.


03 elementos de Chave na Cadeia de Supply Chain & Reflexões

  • Nível de Estoques ou Days On Hand;
  • Logística/Entregas: seu time e/ou seu fornecedores estão comprometidos com as Entregas?
  • Sourcing/Cadeia Produtiva: seus Processos possuem gargalos?
  • Se algo estiver errado na empresa em alguma das questões acima, comece a se preocupar…


O Futuro da sua Empresa pode estar no Supply Chain


Metodologias e melhores práticas relacionadas aos três elementos acima mencionados precisam ser destacadas, afinal, entender os fundamentos da cadeia é questão de sobrevivência nos dias atuais.

Nós da Brasil Valuation entendemos que neste momento tão desafiador, discutir tendências e novas tecnologias na gestão da cadeia de suprimentos em ambientes de maior complexidade e incertezas se faz necessário, tornando-a peça fundamental para a perenidade das empresas.

Compartilhe:

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

CADASTRE-SE EM NOSSA LISTA!

Receba conteúdo de alto valor em primeira mão no seu email

Brasil Valuation

Posts relacionados

Enviar Mensagem
Envie-nos uma mensagem
Olá 👋,
Clique em Enviar Mensagem para falar por Whatsapp