Conhecer o valor justo de uma empresa demanda técnica, metodologia e imparcialidade.
Segundo o “papa do Valuation” Aswath Damodaran, embora existam várias metodologias de avaliação, há apenas duas abordagens: intrínseca e relativa.
Na abordagem intrínseca, quanto mais fluxo de caixa a empresa conseguir gerar no futuro, maior será sua valoração. Já na abordagem relativa, ocorrerá a comparação com outras empresas similares do mercado, normalmente adotando múltiplos.
As duas abordagens estão sujeitas a incertezas devido a dificuldade de prever o futuro. Nesse sentindo, para minimizar estas incertezas , profissionais complementares podem trazer consistência e experiência ao processo de avaliação de empresas, onde a técnica consiste em analisar questões tangíveis e intangíveis.
Uma metodologia sugerida de Valuation poderá considerar 5 passos:
Passo 1 – Contexto & Mercado
Em Contexto & Mercado o avaliador busca conhecer a empresa, seu contexto, cultura, estrutura organizacional, fatores críticos de sucessos, mercado de atuação e concorrência, provendo visão interna e externa para o empresário. Em um mundo em transformação e exponencial, a concorrência é transversal e assimétrica, ou seja, um novo concorrente poderá emergir de qualquer lugar, por esse motivo, esse conhecimento é essencial no processo de valoração.
Entender a mentalidade e capacidade das lideranças jogarem este novo jogo dos negócios e as questões legais (auditoria nos documentos) da empresa também são vistas nessa fase.
Passo 2 – Visão das Operações
A Visão das Operações traz o olhar 360°, identificando os pontos fortes e as oportunidades de melhorias da empresa, com foco nos processos, pessoas e nas tecnologias escolhidas. Nesse sentido, questões relacionadas a Capacidade de Crescimento, Governança Corporativa e Sustentabilidade também são olhadas nessa etapa.
Passo 3 – Visão Econômico-Financeira
Informações sobre macro e micro economia estão dentro da Visão Econômico-Financeira.
Nesta etapa são definidas as premissas da avaliação. Os indicadores e análises dos demonstrativos contábeis e a escolha dos métodos de Valuation mais aderentes ao contexto (abordagem intrínseca e/ou relativa), entregam informações preliminares ao empresário.
Passo 4 – Análise dos Riscos
Baseado nos conhecimentos anteriores, os avaliadores fazem a Análise dos Riscos, classificando-os quanto a severidade e impactos na empresa.
Passo 5 – Definição do Valor Justo
Por fim, quantifica-se o Valor Justo (“Valoração”) da empresa que estará associado a uma margem de erro baseada nos riscos identificados.
Conhecer o valor da empresa é uma decisão importante do empresário ou gestor. Está relacionado a vários fatores como: saída ou entrada de sócio, entrada de um investidor estratégico, gestão do negócio, dentre outros.
Profissionais experientes e complementares com vivência em negócios podem ajudar o empresário ou gestor a se manter competitivo na sua indústria. Enfim, o Valuation funcionará como uma ferramenta de Planejamento e Crescimento de seus negócios.