Introdução
Como manter as empresas atualizadas e competitivas, ou seja, em Transformação Contínua?
Segundo Eric Ries, autor do best-seller A Startup Enxuta, “Transformação Contínua é a capacidade de uma organização para testar e aprender com experiências que tem a ver com sua própria estrutura e processos, promovendo as melhores técnicas comprovadas em toda a empresa, limitando ou descartando o resto – é o que dará a essa organização a capacidade de prosperar na era moderna”.
Nossa experiência mostra que são três passos importantes, começando por voltar à Essência das Coisas, pois o mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) tira nossa capacidade de reflexão, síntese e foco, a pesar de já estarmos começando a nos adaptar a todas essas mudanças.
Para fundamentar este ponto de vista, usaremos Tríade da Gestão Eficiente: Pessoas, Processos e Tecnologias.
Desenvolvimento
Os passos recomendados são:
Passo 1 – Pessoas: Conexão com os valores, relacionamentos e engajamento.
Pessoas querem e precisam de atenção – conectar emoções, ações e resultados a valores pessoais – por este motivo, precisamos compreender o contexto com sabedoria e estimular relacionamentos saudáveis que promovam engajamento.
Passo 2 – Processos: Estabilidade, padronização e melhoria.
A maioria das metodologias de qualidade, produtividade e gestão são PDCA – planejar, executar, checar e atuar. Identificar e mapear os processos é vital, podendo ser feito através da análise de causa-efeito, ou seja, procure conhecer as causas (insumos, métodos, medidas, pessoas, condições ambientais, equipamentos, etc.) que precisam ser gerenciadas para gerar efeitos/resultados consistentes e sustentáveis. Melhore sempre, seja através da melhoria contínua ou radical, caso necessário. Mas, atualize-se e acrescente novas metodologias em sua caixa de ferramentas pessoal e profissional.
Passo 3 – Tecnologias: Conhecimento, conexão e referência.
Não dá mais para dizer que você não conhece determinada tecnologia – técnica/conjunto de técnicas que precisam ser dominadas para gerar vantagem competitiva no setor. Você pode até não tê-la adquirido e/ou não dominá-la como precisa, mas não pode alegar falta de conhecimento e poderá estar perdendo oportunidades. Estabeleça conexões sinceras com clientes, parceiros, concorrentes, etc., construa o referencial competitivo necessário e coloque-o como meta no planejamento estratégico da empresa. Adote tecnologia como alavanca de crescimento para os negócios.
Conclusão
Nossa dica é a seguinte:
A Atenção energiza (valores) & a Intenção transforma (ação).
Baseie-se nos valores e na capacidade interna, olhando para dentro e para fora e promova ações focadas no que é Essencial.
- Faça o básico, mas faça bem feito;
- Gere tração;
- Resolva problemas simples e complexos;
- Faça o que precisa ser feito.
Na perspectiva da Tríade da Gestão Eficiente para melhorar performance, reduzir riscos e aumentar valor, comece pelas dicas acima e depois, diversifique e busque novos desafios.
Reflexões práticas:
- Estou realmente dando atenção às pessoas que me relaciono? Conheço o que elas valorizam?
- Tenho feito o básico da gestão de processos para resultados: planejar, executar, checar e atuar? Estou rodando o ciclo PDCA completo ou estou me distraindo com outras coisas mais novas e interessantes antes da hora?
- Estou atualizado e tenho conhecimento das tecnologias que geram vantagem competitiva no meu setor? Se a resposta for negativa, qual meu plano real para tê-lo o mais breve possível?
Nós da Brasil Valuation acreditamos que gerar resultados está relacionado a capacidade de execução, portanto, recomendamos que você promova ações orientadas à Tríade da Gestão Eficiente.