Indicadores de Desempenho

A importância dos Indicadores de Desempenho

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O QUE SÃO INDICADORES DE DESEMPENHO (KPI´S)?

Os Indicadores de Desempenho, que também podem ser referidos com KPIs (Key Performance Indicators), são ferramentas de medidas que auxiliam as empresas a avaliar o desempenho e suas performances nas estratégias utilizadas de acordo com seus objetivos organizacionais durante um período especifico com o objetivo de refletir as metas impostas a todos os envolvidos. As melhores formas de representar os indicadores são através de quadros, gráficos e fluxogramas.

PARA QUE ELES SERVEM?

Com a função de analisar o desempenho, é necessário que os Indicadores atuem em diversas áreas para poder abranger toda a necessidade da empresa. Desta forma podemos dividi-los em diversos tipos, contudo os principais são os estratégicos, qualidade, produtividade e capacidade.

Os Indicadores de Desempenho Estratégicos têm como foco as metas e os objetivos da empresa, comparando o que foi estabelecido anteriormente com o cenário atual e o cenário ideal. Os de Qualidade tem sua prioridade o processo de produção, averiguar as possíveis falhas, desvios ou não conformidades. Também pode visar a gerência e a prestação de serviços e de preferência estar junto dos índices de produtividade.

Desta forma pode-se também associar a Produtividade com a produção, mas diferente da Qualidade, ele tem como objetivo analisar a eficiência e o rendimento do colaborador ou da máquina, normalmente vendo quanto foi produzido por hora. Já os de Capacidade medem a capacidade de resposta de um processo, por exemplo, ele ajuda a determinar o quanto uma máquina ou colaborador podem render em um certo período de tempo.
QUAIS SÃO OS FORMATOS MAIS UTILIZADOS DE INDICADORES?

  1. Meta vs Real
  2. Faturamento por Categoria;
  3. Curva ABC de clientes;
  4. … … … … … de Produtos;
  5. .. … … … … de Despesas;
  6. Prazo Médio de Recebimento;
  7. Prazo Médio de Pagamento;
  8. Ticket Médio;
  9. Positivação de clientes;
  10. Inadimplência %

SUA IMPORTÂNCIA

Após saber sobre os Indicadores e seus tipos é necessário entender a importância de aplicá-los em seu negócio. Para isso, precisa-se compreender o contexto em que as empresas estão inseridas. Segundo o Sebrae a maioria das empresas que acabam fechando as portas nos dois primeiros anos tem uma gestão deficitária.

Com os Indicadores de Desempenho pode-se criar uma bússola para guiar os gestores a tomarem decisões ou seguir certos caminhos, pois estamos em uma realidade de constante competição e que a qualquer momento o processo utilizado pode se tornar obsoleto, então analisar o próprio desempenho é um auxílio para alcançar as metas propostas.

O diferencial dos Indicadores é que permite acesso a informações que normalmente não são encontradas nas análises mais superficiais e possibilitam traçar metas e acompanha-las assim como o rendimento da empresa. Como cada negócio tende a ter uma grande quantidade de informações circulando é preciso uma ferramenta que consiga medir esses dados, pois se alguma etapa está com baixo rendimento, toda a gestão é comprometida.

Em suma, a importância dos Indicadores de Desempenho é fazer com que seu negócio entre em constante crescimento junto aos seus objetivos traçados, sejam eles de curto, médio ou longo prazo. Servem como um caminho para os empresários. Portanto, pode-se perceber que os Indicadores de Desempenho podem mudar a Gestão de Negócio, independentemente do tamanho de sua empresa.

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Brasil Valuation

Somos especialistas em estruturação de empresas e negócios e nosso foco é diminuir riscos e aumentar a assertividade das tomadas de ações de empreendedores e empresas.

Solicite uma reunião gratuita

Você também pode gostar de:

CADASTRE-SE EM NOSSA LISTA!

Receba conteúdo de alto valor em primeira mão no seu email