Business plan

Business Plan: qual a sua importância?

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O problema

Dentro do ciclo de vida dos negócios quando decidimos empreender ou já estamos empreendendo objetivos de vida e empresariais, num determinado momento, sentimos a necessidade de fazer “ajustes na trajetória”. Nas pequenas e médias empresas, normalmente estes ajustes indicam a necessidade da Profissionalização da Empresa.

Geralmente esta profissionalização se mostra necessária quando os “gargalos” ou “restrições” começam a impactar fortemente o crescimento. Segundo o físico Eliyahu Goldratt no livro A Meta, “gargalo nada mais é do que um recurso dentro do sistema de produção cuja capacidade é menor que a demanda alocada para esse recurso”. Podemos estender este conceito para todos os processos empresariais, incluindo os administrativos, não somente para o sistema produtivo, como tradicionalmente conhecemos.

O problema é que quando isso ocorre, as empresas apresentam gargalos em diversos processos ao mesmo tempo, o que dificulta escolher por onde começar. É comum escutarmos de empresários a expressão popular: “descobrir um santo para cobrir outro”.

Questões essenciais

Sabemos do desafio de empresas em equilibrar rotina e melhorias, ou seja, precisamos de tempo para assegurar as entregas dos produtos/serviços vendidos ou em carteira e ainda encontrar espaço para melhorar e inovar em produtos, processos, negócios, etc.

Antes de sair afoitamente resolvendo todos os problemas, acreditamos que este momento de “ajuste na trajetória”, pode ser uma grande oportunidade para organizar a casa, preparar melhor para aproveitar as oportunidades e crescer de forma consciente e sustentável.

Três questões são essenciais e precisam ser respondidas pelo(s) empresário(s):

  1. O que é SUCESSO para você(s)?
  2. O que é CRESCIMENTO para você(s)?
  3. INOVAÇÃO faz sentido para você(s)?

Importância do Business Plan

Baseado nas respostas acima, você precisa responder agora:

Pergunta Única: 

O que PRECISO FAZER para chegar lá?

Resposta: 

Fazer um Business Plan, ou seja, planejar (re-planejar) sua empresa, construindo o Plano Empresarial – ajuste na trajetória.

Existem vários modelos e seu tamanho pode variar bastante em função do porte da empresa e dos objetivos que o documento terá, mas este precisa possuir um mínimo de sessões que proporcionem um entendimento completo do negócio. 

A seguir destacamos algumas partes importantes que podem ser consideradas:

  1. DECLARAÇÃO DE MISSÃO: Targets de 03/05 anos; 
  2. ESTRATÉGIA DE MARKETING E MARCA: Forças da Marca, Oportunidades de Mercado e afins;
  3. MERCADOS ALVO: Alvos de Mercados, Sinergia e Oportunidades de Consolidação;
  4. POSICIONAMENTO DE MERCADO: Posicionamento Estratégico de Mercado;
  5. DESPESAS DE CAPITAL: Investimentos e Esforços de Capital na Operação;
  6. CUSTOS E ESTRATÉGIAS DE PREÇOS: Política Comercial e de Vendas, Price Index;
  7. LUCROS E PERDAS: Performance Econômico-Financeiro;
  8. RECURSOS & OPERAÇÕES: Mecanismos das Operações e Recursos;
  9. ORÇAMENTO DE SOBREVIVÊNCIA: Informações Econômico-financeiras relacionadas a Sobrevivência;
  10. PREVISÃO DO FLUXO DE CAIXA: Previsão de Recebíveis & Pagáveis, NIG de Vendas Projetado;
  11. O QUE PODE NÃO FUNCIONAR: Plano de Riscos e Contingências.

Nós da Brasil Valuation entendemos que manter empresas prósperas e em crescimento constante exige do empresário consciência, atualização e planejamento ativo.

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Brasil Valuation

Somos especialistas em estruturação de empresas e negócios e nosso foco é diminuir riscos e aumentar a assertividade das tomadas de ações de empreendedores e empresas.

Solicite uma reunião gratuita

Você também pode gostar de:

CADASTRE-SE EM NOSSA LISTA!

Receba conteúdo de alto valor em primeira mão no seu email