Como melhorar a sua tomada de decisão em um mundo incerto?

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Vivemos no Mundo VUCA (inglês) e VICA (português). O termo não é novo e os americanos usam essa abreviatura para explicar o mundo de hoje com relação a suas volatilidades (volatility), incertezas (uncertainty), complexidades (complexity) e ambiguidades (ambiguity).

O mundo moderno muda em velocidade muito acelerada e com destino incerto, proporcionando várias dúvidas no processo de tomada de decisão dos empresários brasileiros.

Dentro do ciclo de vida dos negócios o Contexto Organizacional muda numa velocidade cada vez maior, impactando empreendedores e empresas.

De acordo com a ISO – Internacional Organization for Standardization, na norma ABNT NBR ISO 9000:2015, “Contexto da organização é a combinação de questões internas e externas que podem ter um efeito na abordagem da organização para desenvolver e alcançar seus objetivos”.

Em outras palavras, se a combinação muda, o contexto muda e você também precisa adequar suas decisões para ser mais assertivo.

Alguns exemplos de objetivos organizacionais que comumente demandam tomada de decisão são: lançar um novo produto ou serviço, investir numa nova máquina na produção, reduzir ou aumentar a estrutura predial de acordo com a demanda de produção, fazer parceria com um fornecedor estratégico, financiar clientes alongando o prazo de recebimentos, investir em capacitação dos colaboradores, etc.

Decisões como estas não são tão simples como podem parecer. Além das variáveis Mundo VUCA, empreendedores e empresas precisam resolver também a Estratégia Organizacional, preocupando-se inclusive com o impacto das decisões no curto, médio e longo prazos.

Como parece estar ficando evidente, ter agilidade para decidir é obrigatório!

Sua empresa está tomando decisões com base em informações confiáveis?

Apesar de falarmos atualmente em Big Data, não são todas as empresas que possuem informações organizadas e disponíveis para tomar decisões e, além da velocidade (ou agilidade), a qualidade da decisão também deve ser considerada.

Segundo a norma ABNT NBR ISO 55000:2014, “O controle eficaz e a governança dos ativos pelas organizações são essenciais para obter valor por meio do gerenciamento de riscos e oportunidades, a fim de atingir o equilíbrio desejado entre custo, risco e desempenho”.

Baseado na norma de gestão de ativos, compartilhamos um método para te ajudar a deliberar mais assertivamente na sua empresa. 


Exemplo de método para tomada de decisões

Referência para Tomada de decisão no mundo corporativo

Dicas para uma boa tomada de decisão

  • Para ajudar a sentenciar a tomada de decisão, recomenda-se considerar grau de análise baixo, médio e alto para cada critério (D,C,R/O). No exemplo, a empresa tinha desempenho médio pois operava abaixo da sua capacidade e a nova máquina em estudo, poderia trazer um ganho de 15%, porém, com muitas incertezas envolvidas (mais difícil para decidir).

  • O estudo será mais rico se aplicado com equipe multidisciplinar: diretoria, engenharia, qualidade, segurança, recursos humanos, operações, etc. Pessoas de diferentes áreas, olham para vários ângulos, aumentando a probabilidade de melhores decisões.

  • O time será mais eficáz e decidirá melhor se os seus colaboradores tiverem mindset de crescimento. Nesse sentido, aproveite as capacidades do seu time atual, mesclando com a capacidades de colaboradores novos.

  • Estruture um plano de ação formal, definindo o que será feito, os responsáveis e prazos. No exemplo, os gestores decidiram o que será feito.

  • Empresas que possuem Big Data maduros e consistentes, devem incorporá-los nas análises DCR/O, isso aumenta muito a assertividade nas decisões.

Por fim, no Mundo VUCA, os empreendedores e empresas de sucesso serão àquelas que pensarem no longo prazo e deverão ser capazes de:

1. Reconhecer as características deste novo mundo (denominado por alguns estudos como o novo normal);

2. Compreender o Contexto Organizacional em que estão inseridos;

3. Tomar decisões ágeis com método.

A partir de agora, você deve estar se imaginando como sua empresa e sua gestão age nos momentos de mudança. Se precisar de ajuda com metodologias de avaliação e coleta de resultados, fale com um de nossos especialistas em negócios da Brasil Valuation.

Gostou deste artigo? Que tal ajudar suas conexões em redese sociais? Escolha um dos canais abaixo e compartilhe!

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Brasil Valuation

Somos especialistas em estruturação de empresas e negócios e nosso foco é diminuir riscos e aumentar a assertividade das tomadas de ações de empreendedores e empresas.

Solicite uma reunião gratuita

Você também pode gostar de:

CADASTRE-SE EM NOSSA LISTA!

Receba conteúdo de alto valor em primeira mão no seu email