Execução: Uma fusão entre Cultura e Valores

Execução

Final do ano chegando, momento de reflexões e novos planos para 2021. Normalmente olhamos para questões pessoais, profissionais, financeiras, espirituais, familiares, etc.

Neste artigo gostaríamos de propor uma reflexão sobre: Cultura & Valores.

Segundo o psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung, “Você é aquilo que faz, não o que diz que vai fazer”.

Em recente reportagem da CNN, o apresentador Willian Waack noticiou que os cientistas na Alemanha, que inventaram uma das vacinas contra o Coronavírus já usadas em massa (a da Pfizer) são pré-candidatos ao Prêmio Nobel de medicina e foram escolhidos por várias publicações como personalidades do ano. Os inventores são descendentes de imigrantes turcos na Alemanha, país no qual cresceram e estudaram. Em 16 de dezembro de 2020, numa rara entrevista, eles disseram que a escola secundária deles foi a que mais os influenciou.

O lema da escola, tirado de um autor de livros infantis é: “não existe nada de bom, se você não fizer”.

Eles fizeram!

Planejamento é muito importante, mas não tem valor integral se não for aplicado, esses dois exemplos mostram muito bem a importância da EXECUÇÂO.

A cultura organizacional

Para Edgar Schein em seu livro “Organizacional Culture and Leadership” (1992), “Cultura Organizacional é um padrão de pressupostos básicos compartilhados, que o grupo aprende na medida em que resolve seus problemas de adaptação externa e integração interna, que tenham sido vivenciados o suficiente para serem considerados válidos e, portanto, dignos de serem ensinados aos novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas”.

Edgar Schein nos ensina que cultura organizacional é uma jornada ou processo que passa por palavras como: compartilhamento, aprendizado contínuo, resolução de problemas, criatividade, adaptação, contexto, experiência & vivência, maestria, assertividade, etc. Isso também são valores organizacionais, ou seja, tudo aquilo que as pessoas compartilham e cultivam diariamente dentro da empresa e que são levados em consideração em seus comportamentos.

Portanto, olhe para seu negócio atual e futuro e inclua aquilo que você quer (e precisa) desenvolver na sua empresa, começando pelo principal: EXECUÇÃO.

Esse é um bom momento para isso!

Nós da Brasil Valuation desejamos a você um Feliz Natal e Ano Novo de muita CAPACIDADE DE EXECUÇÃO para continuar sua jornada de Transformação Contínua.

Compartilhe:

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

CADASTRE-SE EM NOSSA LISTA!

Receba conteúdo de alto valor em primeira mão no seu email

Brasil Valuation

Posts relacionados

Enviar Mensagem
Envie-nos uma mensagem
Olá 👋,
Clique em Enviar Mensagem para falar por Whatsapp