Execução

Execução: Uma fusão entre Cultura e Valores

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Final do ano chegando, momento de reflexões e novos planos para 2021. Normalmente olhamos para questões pessoais, profissionais, financeiras, espirituais, familiares, etc.

Neste artigo gostaríamos de propor uma reflexão sobre: Cultura & Valores.

Segundo o psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Jung, “Você é aquilo que faz, não o que diz que vai fazer”.

Em recente reportagem da CNN, o apresentador Willian Waack noticiou que os cientistas na Alemanha, que inventaram uma das vacinas contra o Coronavírus já usadas em massa (a da Pfizer) são pré-candidatos ao Prêmio Nobel de medicina e foram escolhidos por várias publicações como personalidades do ano. Os inventores são descendentes de imigrantes turcos na Alemanha, país no qual cresceram e estudaram. Em 16 de dezembro de 2020, numa rara entrevista, eles disseram que a escola secundária deles foi a que mais os influenciou.

O lema da escola, tirado de um autor de livros infantis é: “não existe nada de bom, se você não fizer”.

Eles fizeram!

Planejamento é muito importante, mas não tem valor integral se não for aplicado, esses dois exemplos mostram muito bem a importância da EXECUÇÂO.

A cultura organizacional

Para Edgar Schein em seu livro “Organizacional Culture and Leadership” (1992), “Cultura Organizacional é um padrão de pressupostos básicos compartilhados, que o grupo aprende na medida em que resolve seus problemas de adaptação externa e integração interna, que tenham sido vivenciados o suficiente para serem considerados válidos e, portanto, dignos de serem ensinados aos novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas”.

Edgar Schein nos ensina que cultura organizacional é uma jornada ou processo que passa por palavras como: compartilhamento, aprendizado contínuo, resolução de problemas, criatividade, adaptação, contexto, experiência & vivência, maestria, assertividade, etc. Isso também são valores organizacionais, ou seja, tudo aquilo que as pessoas compartilham e cultivam diariamente dentro da empresa e que são levados em consideração em seus comportamentos.

Portanto, olhe para seu negócio atual e futuro e inclua aquilo que você quer (e precisa) desenvolver na sua empresa, começando pelo principal: EXECUÇÃO.

Esse é um bom momento para isso!

Nós da Brasil Valuation desejamos a você um Feliz Natal e Ano Novo de muita CAPACIDADE DE EXECUÇÃO para continuar sua jornada de Transformação Contínua.

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Brasil Valuation

Somos especialistas em estruturação de empresas e negócios e nosso foco é diminuir riscos e aumentar a assertividade das tomadas de ações de empreendedores e empresas.

Solicite uma reunião gratuita

Você também pode gostar de:

CADASTRE-SE EM NOSSA LISTA!

Receba conteúdo de alto valor em primeira mão no seu email