Transformação Contínua

Transformação Contínua nas Empresas

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Introdução

Como manter as empresas atualizadas e competitivas, ou seja, em Transformação Contínua?

Segundo Eric Ries, autor do best-seller A Startup Enxuta, “Transformação Contínua é a capacidade de uma organização para testar e aprender com experiências que tem a ver com sua própria estrutura e processos, promovendo as melhores técnicas comprovadas em toda a empresa, limitando ou descartando o resto – é o que dará a essa organização a capacidade de prosperar na era moderna”.

Nossa experiência mostra que são três passos importantes, começando por voltar à Essência das Coisas, pois o mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) tira nossa capacidade de reflexão, síntese e foco, a pesar de já estarmos começando a nos adaptar a todas essas mudanças.

Para fundamentar este ponto de vista, usaremos Tríade da Gestão Eficiente: Pessoas, Processos e Tecnologias.

Desenvolvimento

Os passos recomendados são:

Passo 1 – Pessoas: Conexão com os valores, relacionamentos e engajamento.

Pessoas querem e precisam de atenção – conectar emoções, ações e resultados a valores pessoais – por este motivo, precisamos compreender o contexto com sabedoria e estimular relacionamentos saudáveis que promovam engajamento.

Passo 2 – Processos: Estabilidade, padronização e melhoria.

A maioria das metodologias de qualidade, produtividade e gestão são PDCA – planejar, executar, checar e atuar. Identificar e mapear os processos é vital, podendo ser feito através da análise de causa-efeito, ou seja, procure conhecer as causas (insumos, métodos, medidas, pessoas, condições ambientais, equipamentos, etc.) que precisam ser gerenciadas para gerar efeitos/resultados consistentes e sustentáveis. Melhore sempre, seja através da melhoria contínua ou radical, caso necessário. Mas, atualize-se e acrescente novas metodologias em sua caixa de ferramentas pessoal e profissional.

Passo 3 – Tecnologias: Conhecimento, conexão e referência.

Não dá mais para dizer que você não conhece determinada tecnologia – técnica/conjunto de técnicas que precisam ser dominadas para gerar vantagem competitiva no setor. Você pode até não tê-la adquirido e/ou não dominá-la como precisa, mas não pode alegar falta de conhecimento e poderá estar perdendo oportunidades. Estabeleça conexões sinceras com clientes, parceiros, concorrentes, etc., construa o referencial competitivo necessário e coloque-o como meta no planejamento estratégico da empresa. Adote tecnologia como alavanca de crescimento para os negócios.

Conclusão

Nossa dica é a seguinte:

Atenção energiza (valores) & a Intenção transforma (ação).

Baseie-se nos valores e na capacidade interna, olhando para dentro e para fora e promova ações focadas no que é Essencial.

  • Faça o básico, mas faça bem feito;
  • Gere tração;
  • Resolva problemas simples e complexos;
  • Faça o que precisa ser feito.

Na perspectiva da Tríade da Gestão Eficiente para melhorar performance, reduzir riscos e aumentar valor, comece pelas dicas acima e depois, diversifique e busque novos desafios.

Reflexões práticas:

  1. Estou realmente dando atenção às pessoas que me relaciono? Conheço o que elas valorizam?
  2. Tenho feito o básico da gestão de processos para resultados: planejar, executar, checar e atuar? Estou rodando o ciclo PDCA completo ou estou me distraindo com outras coisas mais novas e interessantes antes da hora?
  3. Estou atualizado e tenho conhecimento das tecnologias que geram vantagem competitiva no meu setor? Se a resposta for negativa, qual meu plano real para tê-lo o mais breve possível?

Nós da Brasil Valuation acreditamos que gerar resultados está relacionado a capacidade de execução, portanto, recomendamos que você promova ações orientadas à Tríade da Gestão Eficiente.

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Brasil Valuation

Somos especialistas em estruturação de empresas e negócios e nosso foco é diminuir riscos e aumentar a assertividade das tomadas de ações de empreendedores e empresas.

Solicite uma reunião gratuita

Você também pode gostar de:

CADASTRE-SE EM NOSSA LISTA!

Receba conteúdo de alto valor em primeira mão no seu email