As empresas promovem uma miríade de estratégias para criar valor com aquisições – mas apenas algumas têm probabilidade de fazê-lo.
Não existe uma fórmula mágica para tornar as aquisições bem-sucedidas. Como qualquer outro processo de negócios, eles não são inerentemente bons ou ruins, assim como marketing e P&D não são. Cada negócio deve ter sua própria lógica estratégica. Em nossa experiência, os adquirentes nos negócios mais bem-sucedidos têm ideias específicas de criação de valor bem articuladas. Para negócios menos bem-sucedidos, os fundamentos estratégicos – como buscar escala internacional, preencher lacunas de portfólio ou construir uma terceira perna do portfólio (entrar num outro segmento/categoria sinérgica)- tendem a ser vagos.
A análise empírica de estratégias de aquisição específicas oferece uma visão limitada, em grande parte devido à grande variedade de tipos e tamanhos de aquisições e à falta de uma maneira objetiva de classificá-las por estratégia. Além do mais, a estratégia declarada pode nem mesmo ser a real: as empresas normalmente falam de todos os tipos de benefícios estratégicos de aquisições que são, na verdade, inteiramente sobre corte de custos. Na ausência de pesquisas empíricas, nossas sugestões de estratégias que criam valor refletem boas práticas de aquisições com empresas.
Fundamentos Estratégicos de uma boa aquisição
Em nossa experiência, o fundamento estratégico para uma aquisição que cria valor é muito incerto, mas normalmente está em conformidade alguns espectros. Abaixo destacamos alguns:
- Melhorias do desempenho da empresa-alvo;
- Acesso a novos mercados para produtos,
- Obtenção de habilidades ou tecnologias mais rapidamente ou a um custo menor do que poderiam ser construídos internamente;
- Possibilidade de explorar a escalabilidade específica do setor da empresa, desenvolvendo times vencedores;
- Oportunidade de consolidar o comportamento competitivo; nas pessoas e nos processos.
Nos da Brasil Valuation acreditamos que os pontos acima podem ajudar Executivos & Empresários a entenderam logo na largada se o Negócio pode agregar ou destruir valor ao Negócio.