Você sabe o que é Gestão de Projetos e Mudanças?

Gestão de projetos e mudanças
Todas as empresas do mercado estão inseridas em um ambiente que está em constante mudança e progresso. Você sabe o que é Gestão de Projetos e Mudanças?

Projetos e iniciativas de Gestão de Mudanças

Todas as ações empresariais são projetos e iniciativas de gestão de mudanças.

Mudanças ajudam pessoas e empresas a se movimentarem de um ponto A (atual) para um ponto B (futuro).  

Mudanças são necessárias não porque as empresas querem mudar e sim porque as pessoas mudam seus comportamentos e hábitos com o passar do tempo.

Empresas nada mais são do que um conjunto de pessoas reunidas que planejam e executam iniciativas e projetos para atingir objetivos. Segundo HUCMI® (Human Chance Management Institute), “toda mudança começa pelas pessoas, depois se transforma numa mudança organizacional”.

Um objetivo estratégico empresarial é o norte da empresa. Normalmente, nas empresas mais estruturadas este objetivo maior é a “visão de futuro” ou “norte verdadeiro” definida no Planejamento Estratégico

Empresas familiares, geralmente àquelas que estão na primeira geração, nem sempre tem esses objetivos formalizados, na maioria das vezes está na cabeça do fundador que o dissemina e executa-o com muita dedicação e vigor.

Crescimento e Complexidade 

Na medida que as empesas crescem, tornam-se mais complexas de serem administradas. Mais necessidades e expectativas para serem gerenciadas (pessoas), mais processos, mais ferramentas, mais exigências de clientes, mais fornecedores, mais demandas tecnológicas, mais produtividade, mais eficiência, etc.

Algumas empresas escolhem crescer organicamente, outras não, partindo para estratégias de aceleração de iniciativas e projetos para desenvolver novos produtos (inovação), atingir novos mercados, fazer sinergias e integrações, proteger contra concorrentes, otimizar processos, dentre outras. As operações de F&A (Fusões e Aquisições) cumprem estes objetivos.

Alguns exemplos mais conhecidos de F&A:

  • Fusão;
  • Aquisição;
  • Incorporação;
  • Cisão;
  • Joint Venture, dentre outros.

Neste sentido a disciplina de Gestão de Projetos e Mudanças torna-se essencial para gerir essas iniciativas estratégicas.

Gargalos e Profissionalização

Segundo estudo The Pulse of the Profession, edição 2014, produzido pelo PMI® – Project Management Institute, apenas 9% das organizações se autoavaliam como excelentes na entrega bem-sucedida de iniciativas relacionadas a objetivos estratégicos. Essa mesma fonte cita que cerca de 70% dos projetos que contam com uma abordagem de Gestão de Mudanças eficáz alcançam sucessos em suas iniciativas estratégicas e cerca de 60% dos projetos que não contam com uma abordagem sistêmica de Gestão de Mudanças fracassam em suas iniciativas estratégicas.

Segundo o artigo The New M&A Playbook (Harvard Business Review, 2011), a taxa de fracasso de fusões e aquisições está em torno de 70 a 90%.

Os dois estudos mostram as deficiências e a importância do Planejamento e da Gestão de Projetos e Mudanças nas organizações.

Existem várias abordagens para Gestão de Projetos e Mudanças, destacamos alguns pontos chaves que devem ser considerados:

  • Metodologia com Visão de Processos;
  • Análise do Contexto, Estratégia e Planejamento;
  • Gestão da Equipe e da Comunicação;
  • Gestão das Partes Interessadas (stakeholders);
  • Acompanhamento das Ações e Resultados;
  • Gestão da Motivação e Superação das Resistências;
  • Gestão dos Riscos e realinhamento continuo das Necessidades/Expectativas;
  • Aprendizados, Comemorações e Próximos passos.

A Jornada de Crescimento de Empresas passa pela Profissionalização, que depende da capacidade e eficácia na Gestão dos Projetos e Mudanças.

Compartilhe:

LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Brasil Valuation

Posts relacionados

Diferença entre Opex e Capex

A cultura organizacional é de extrema importância para qualquer empresa, seja ela recente ou fundada a muitos anos atrás. Saiba mais!!!