A Governança Corporativa é a estrutura que define as relações que existem entre os acionistas da empresa, as equipes de gestão, o conselho de administração/consultivo e todas as outras partes que vem ganhando cada vez mais relevância nas pequenas e médias empresas.
Mas afinal, o que é Governança Corporativa?
A Governança Corporativa cobre os aspectos sociais e institucionais de uma empresa. Simplificando, é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas e gerenciadas. A Governança Corporativa influencia como os objetivos de um negócio são definidos e alcançados, como os riscos são monitorados e avaliados e como o desempenho interno é otimizado.
Devido ao seu amplo escopo, as diretrizes gerais de Governança Corporativa podem ser delineadas como:
- Atuar como um sistema de princípios, políticas, procedimentos, responsabilidades definidas e responsabilidades usadas pelas partes interessadas para resolver os conflitos de interesse inerentes que existem na forma corporativa.
- Para controlar a interação entre vários participantes na formação do desempenho de uma corporação e a direção em que ela está ocorrendo. Esses participantes são geralmente um Acionista, um Conselho de Administração/Consultivo e a Administração da Empresa. A Governança Corporativa visa determinar as formas de se chegar às decisões estratégicas mais eficazes.
- Para garantir a transparência, o que garante um desenvolvimento económico forte e equilibrado para a organização. A transparência também ajuda a manter os interesses de todos os acionistas protegidos.
A Estrutura de Governança Corporativa e sua Abrangência
- Os contratos explícitos e implícitos entre uma organização e as partes interessadas, para a distribuição de responsabilidades, direitos e recompensas.
- Os procedimentos para conciliar eventuais conflitos de interesses das partes interessadas, de acordo com suas atribuições, privilégios e funções.
- Os procedimentos para supervisão, controle e fluxos de informações adequados para servir como um sistema de freios e contrapesos.
A Importância da Governança Corporativa
Uma Governança forte e eficaz ajuda a cultivar uma cultura empresarial de integridade, levando a um desempenho positivo e a um negócio sustentável em geral. Basicamente, existe para aumentar a responsabilidade de todos os indivíduos e equipes de sua empresa, trabalhando para evitar erros antes mesmo que eles ocorram.
Quando uma empresa possui uma Governança sólida, ela sinaliza ao mercado que a organização é bem administrada e que os interesses da gestão estão alinhados com os públicos externos. Como resultado, pode fornecer à sua empresa uma forte vantagem competitiva.
Os benefícios da boa Governança Corporativa e seus Espectros
- Processos Eficientes – devido à repetibilidade e consistência das tarefas executadas.
- Visibilidade de Erros – esta repetibilidade e de forma consistente ajuda a identificar rapidamente as não conformidades nos processos.
- Custos reduzidos – quando as tarefas são simplificadas, as empresas podem eliminar o desperdício de sucata, retrabalho e quaisquer outras ineficiências dispendiosas.
- Mais suave – Operações em execução – as interrupções regulares de processos inconsistentes são eliminadas, à medida que as especificações da operação se tornam ‘conformes’ ou ‘não conformes’.
- Compliance – uma cultura que apoia a Governança Corporativa permite que seu produto chegue ao mercado ao mesmo tempo em que atende às especificações pretendidas e funciona corretamente
A ideia central do artigo
Nós da Brasil Valuation entendemos que a Governança Corporativa funciona como um sistema que visa incutir políticas e regras que ajudam a manter a coesão de uma organização. Ele existe para ajudar a responsabilizar a empresa, ao mesmo tempo que a ajuda a evitar armadilhas financeiras, jurídicas e éticas.