Mentalidade

Mentalidade de Ciclo de Vida: Apoio para expandir os negócios

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mentalidade

Segundo Buda: “O que somos hoje vem de nossos pensamentos de ontem, e nossos pensamentos presentes erguem a nossa vida de amanhã; nossa vida é criação de nossa mente”.

Nos negócios podemos chamar esses pensamentos de mentalidades (mindset, em inglês).

Existem basicamente dois tipos de mentalidades, as pessoas com padrões de mentalidade fixa e àquelas com mentalidade de crescimento ou progressivo.

As pessoas com mentalidade fixa são pouco abertas as novidades e mudanças, reagindo negativamente isso. Por outro lado, as pessoas com mentalidade de crescimento ou progressiva, são mais abertas e adaptativas, acreditam que as aptidões podem ser desenvolvidas.

Gerar mais valor e crescer os negócios no futuro, começa pelos pensamentos de hoje que são estruturados e planejados para os próximos anos.

Ciclo de Vida

Uma das formas de gerar mais valor e crescer os negócios é encontrar o momento certo de colocar em prática novas ideias e iniciativas, e substituir as antigas.

Uma das formas de fazer isso é através da Mentalidade de Ciclo de Vida.

De forma geral uma empresa ou negócio é composta de ativos.

Segundo a ABNT NBR ISSO 55000:2014, “ativo é um item, algo ou entidade que tem valor real ou potencial para uma organização. O valor pode ser tangível ou intangível, financeiro ou não financeiro, e inclui a consideração de riscos e passivos. Ele pode ser positivo ou negativo em diferentes estágios da vida do ativo”.

Normalmente um ativo tem três estágios ou fases de vida principais:

  1. Estágio ou fase de Criar/Adquirir;
  2. Estágio ou fase de Operar/Manter e
  3. Estágio ou fase de Renovar/Descartar.

A Mentalidade de Ciclo de Vida parte da ideia básica de que tudo na vida e nos negócios tem um início, um meio e um fim.

Os gestores e lideranças empresariais precisam ter a capacidade de identificar em qual estágio ou fase do ciclo de vida se encontram os ativos. Alguns exemplos são: ciclo de vida do produto (ativo físico), ciclo de vida do processo (ativo físico), ciclo de vida do profissional na empresa (ativo humano), ciclo de vida do negócio (ativo financeiro), ciclo de vida da matéria-prima (ativo físico), ciclo de vida da marca (ativo intangível), ciclo de vida do software/sistema (ativo informacional), etc.

A Brasil Valuation acredita na mentalidade de crescimento ou progressiva das pessoas que precisam desenvolver a capacidade de identificar o estágio/fase de vida do ativo, pois isso ajudará na elaboração das estratégias e políticas de gestão e governança, que são essenciais para decisões mais assertivas e de valor.

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Brasil Valuation

Somos especialistas em estruturação de empresas e negócios e nosso foco é diminuir riscos e aumentar a assertividade das tomadas de ações de empreendedores e empresas.

Solicite uma reunião gratuita

Você também pode gostar de:

CADASTRE-SE EM NOSSA LISTA!

Receba conteúdo de alto valor em primeira mão no seu email