Pilula Business: Alinhamento Estratégico 2022

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Você já começou preparar o Alinhamento Estratégico da sua empresa para 2022?

Tradicionalmente, todos os anos, enquanto corremos para atingir as metas diárias, semanais, mensais, trimestrais e semestrais, o último trimestre (outubro, novembro e dezembro) também é usado para organizar os estudos, insights, apostas e preparar as estratégias e o orçamento do ano seguinte.

Alinhamento estatégico para o futuro

O contexto global (incluindo a Pandemia) e maior impacto das incertezas nos negócios, trouxe novos temas, novas formas pensar, preparar e acompanhar a Estratégia Empresarial, com destaques para:

  • Maior importância na visão de longo prazo, a fim de minimizar o impacto emocional e comportamental do curto prazo;
  • Change Management como vantagem competitiva;
  • Maior relevância da Atitude Empreendedora;
  • Melhor Gestão de Riscos & Oportunidades;
  • Novos Indicadores de Desempenho – além dos tradicionais que devem ser revisitados – relacionados à Inovação e a Nova Economia, com maior frequência de acompanhamento e realinhamentos;
  • Re-Branding, como estratégia de posicionamento mais aderente ao contexto para capturar oportunidades, sinergias, tendências, etc.
  • Olhar para Futuro, Tendências e Inovação como método preditivo;
  • Fusões & Aquisições como alternativa estratégica de sobrevivência e crescimento;
  • ESG como Mentalidade Cultural nos negócios;
  • Adoção de Modelos de Negócio de Plataforma & Ecossistema;
  • Preocupação legítima com a Cultura Organizacional e mais apoio às Pessoas & Lideranças;
  • Meritocracia, como ferramenta de reconhecimento e retenção de talentos;
  • Maior cuidado com as Finanças Empresariais: fluxo de caixa, análises de investimentos, estrutura de capital, etc.
  • Dentre outras.

O que o futuro nos aguarda ?

A trecho a seguir, extraído do livro Sonho Grande (Cristiane Correa, 2013) pode ajudar nessas reflexões estratégicas:

“Normalmente o orçamento que definimos para o ano seguinte começa a ser feito em julho, agosto. Então, quando a crise estourou, ele já estava praticamente pronto e teve que ser refeito em duas, três semanas. Precisamos agir rápido e mudar as metas. Em geral, temos quatro grandes metas por ano: participação e mercado, despesa, EBITDA e caixa. Percebemos que 2009 seria um ano de sobrevivência e decidimos em apenas duas: EBITDA e caixa. Aí é fazer o dever de casa. Como é que eu consigo estender algum prazo de pagamento? Como é que eu consigo adiar alguma ampliação de fábrica? Como fazer o lançamento de um produto não com 30 milhões de reais, mas com 20 milhões? Você começa a fazer escolhas … Nessas horas, o que não é essencial tem que esperar.”

Nós da Brasil Valuation acreditamos vigorosamente na profissionalização das pequenas e médias empresas e a ferramenta de planejamento estratégico colaborativo (Alinhamento Estratégico) tem o objetivo de trazer resultados positivos, mas isso será consequência de 3 elementos principais: 

  1. Qualidade e aderência das Apostas Estratégicas (prioridades);
  2. Gestão
  3. Governança

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Brasil Valuation

Somos especialistas em estruturação de empresas e negócios e nosso foco é diminuir riscos e aumentar a assertividade das tomadas de ações de empreendedores e empresas.

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