Qualquer empresa familiar, por mais bem-sucedida que seja, chegará a um dia em que a propriedade deverá mudar de mãos. Um plano de sucessão para propriedade de interesses comerciais garante que a empresa continuará a operar com o mínimo de interrupções e também pode fornecer benefícios financeiros ao proprietário e ao sucessor. Há várias opções disponíveis para proprietários de negócios que procuram estabelecer planos de sucessão.
Fazer essa transição com a ajuda de empresas de consultoria especializadas podem encurtar o caminho além de trazer experiências diferenciadas ao processo de sucessão.
As empresas familiares representam mais de 50% do PIB dos EUA e no Brasil esse número se eleva para aproximadamente 90%. Essas empresas são vitais para a economia, oferecendo estabilidade, compromisso de longo prazo e responsabilidade com suas comunidades e funcionários.
Embora as empresas familiares sejam tão relevantes no contexto atual, uma recente pesquisa sobre empresas familiares feita pelo National Bureau of Economic Research’s Family Business Alliance indica que, apesar da sucessão ser uma questão crítica para muitas empresas familiares, apenas 15% delas têm qualquer coisa semelhante a um plano de sucessão em vigor. Além disso, as empresas têm dificuldade em sobreviver por várias gerações; apenas chegar à segunda geração é um evento marcante; apenas 30% passam pela segunda geração e apenas 12% passam pela terceira (“The Family Business Sector in 2016: Success and Succession,” PricewaterhouseCoopers, https://pwc.to/2D3ftcF ).
As evidencias acima demonstram o tamanho da oportunidade de perenidade para empresas, deixando claro que a construção de um negócio é tão desafiadora como passa-lo para a geração seguinte, ou seja, manter é muito mais difícil que construir.