Desempenho contextual
Organizações são formadas por pessoas, parte do desempenho empresarial está relacionado a maturidade e a capacidade das pessoas executarem da melhor forma possível os seus papéis e responsabilidades dentro da estrutura organizacional.
Quando a Brasil Valuation começou suas atividades de prestação de serviços alguns anos atrás fazendo Valuation, aperfeiçoamos a técnica aprendendo que determinar o valor justo de uma empresa depende de diversas variáveis ou incertezas que podem afetar positiva, negativa ou ambos do valor percebido dos negócios, resultando em oportunidades e ameaças.
Essas incertezas interferem no desempenho que é contextual, ou seja, depende das circunstâncias que acompanham o fato ou situação naquele momento.
Uma maneira de minimizar incertezas é gerenciar os riscos envolvidos, foi dessa forma que chegamos em nosso propósito:
“ Ajudar empreendedores e empresas a reduzir riscos e aumentar o valor dos seus negócios”
Num processo de investigação empresarial (Diligência) vários pontos são avaliados, sendo uma variável muito importante: a capacidade de execução das pessoas da gestão – liderança da empresa.
Liderança Situacional
Assim como o desempenho que é contextual, os líderes nas empresas podem adaptar seu estilo de liderança diante de certas situações.
Segundo Teoria do Ciclo de Vida desenvolvida em 1969 por Paul Hersey e Ken Blanchard, também denominada Liderança Situacional, um líder é aquele capaz de adaptar seu comportamento a diferentes situações, sendo adaptável e flexível.
De forma geral esta teoria recomenda:
- Adapte o estilo de liderança ao nível de desenvolvimento do colaborador/liderado;
- Entenda o nível de maturidade do colaborador;
- Compreenda o que o time precisa neste momento, dependendo do nível de prontidão e maturidade;
- Não há estilo certo ou errado, depende da necessidade da situação e da circunstância.
Baseado no nível de maturidade do colaborador/liderado, as ações recomendadas para o líder são:
Maturidade 1 – Bebê
Baixo nível de competência (conhecimentos, habilidades e atitudes) do colaborador/liderado.
Recomendação: Líder indica o caminho, ou seja, dá a direção e monitora de perto.
Maturidade 2 – Criança
Relativamente baixo nível de competência do colaborador/liderado.
Recomendação: Líder treina, explica e pede que o colaborador dê ideias.
Maturidade 3 – Adolescente
Nível de compromisso/atitude do colaborador/liderado varia e nível de conhecimentos e habilidades é de moderado a alto.
Recomendação: Líder não precisa dar direções específicas, mas sim apoiar o colaborador/liderado nas suas ações e pede também que ele participe na tomada de decisões.
Maturidade 4 – Adulto
Colaborador/liderado tem alto nível de compromisso/atitude e alto nível de conhecimentos e habilidades. Considerado mais sênior na função, faz as tarefas por si mesmo, tem responsabilidade para resolução de problemas e atua na tomada de decisões.
Recomendação: Líder não precisa apoiar com tanta frequência, delegando mais.
A liderança moderna
Novos modelos de negócios, organizações em rede, inovação, diversidade, circularidade, sustentabilidade, etc. são características da nova sociedade e economia, que também precisam ser consideradas quando a empresa trabalhar questões relacionadas à liderança, mas é importante destacar uma vantagem do Modelo de Liderança Situacional no que tange a compreensão de que as pessoas evoluem no ciclo de vida profissional, exercendo funções/atividades que podem ser inteiramente novas dependendo das circunstâncias, neste caso, por exemplo, um profissional Maturidade 4 (Adulto) na função/atividade anterior, poderá ser grau de maturidade inferior na nova função, precisando de adaptar, aprender e desenvolver novas competências.