O paradigma
O dito popular sobre empresas familiares diz: “pai rico, filho nobre, neto pobre”.
Esta “lei” das três gerações na empresa familiar, trata-se de um paradigma que pode ser superado na prática.
Todas as empresas passam por diferentes ciclos de vida que independe das gerações, o que mantem uma empresa viva e em transformação contínua é a capacidade que ela tem de executar as mudanças e adaptações ao longo da sua existência.
Então, os ciclos de vida das empresas familiares estão associados a diversos fatores internos e externos que independem da gestão ou liderança estar na primeira, segunda ou terceira geração.
O respeito
O respeito é chave para sobrevivência das empresas familiares, sua falta gera conflitos, brigas, disputas por poder, desinteresse pela cultura organizacional, dentre outros fatores, que deslocam a energia gerencial para os conflitos e gera paralisia empresarial que impacta os resultados e o crescimento. Há inúmeros casos de empresas familiares de pequeno e médio portes que desaparecem na primeira, segunda e terceira geração por esse motivo.
Os três eixos
Diagnosticar em qual estágio evolutivo encontra-se a empresa familiar sob a ótica dos três eixos, reconhecendo a complexidade existente na tridimensionalidade “família-propriedade-empresa”, além das suas superposições e interseções, ajuda a entender o grau de maturidade e por consequência os gaps, desafios e oportunidades de melhorias que precisam ser implementados.
É comum na empresa familiar que as mesmas pessoas usem “vários chapéus”, ou seja, um familiar pode atuar ao mesmo tempo como sócio, líder da família e presidente da empresa ou do conselho de administração. Mas ainda que tenha os três chapéus, deve reconhecer que cada qual tem papéis e responsabilidades próprias que devem ser usados adequadamente e nos fóruns corretos.
Baseado nos estudos de Kelin E. Gersick et al., Generation to Generation: Life Cycles of the Family Business, 1997, o grupo de Harvard criou um modelo tridimensional que mostra o desenvolvimento temporal da empresa familiar ao longo do tempo, mostrando, em estágios evolutivos, as mudanças em cada um dos três círculos, conforme apresentado na figura a seguir:
“Diferentes estágios, diferentes questões e desafios”, ou seja, a figura mostra a importância de conhecer o estágio em cada uma das dimensões do modelo tridimensional.
É muito comum nos projetos de profissionalização de empresas familiares a necessidade de primeiro arrumar as questões e desafios do passado, acomodá-los e estabilizá-los com base no diagnóstico das três dimensões, para depois começar a falar sobre o futuro. Essa ação ajuda na sustentabilidade e longevidade das empresas familiares.
A Brasil Valuation nasceu da oportunidade de calcular o valor das empresas e, com tempo vem aprendendo quanto este valor é sensível a capacidade das empresas lidarem com questões de governança e gestão. Entendemos que, quanto menor forem as incertezas/riscos, maior o valor das empresas, e o caminho para isso dar certo é a Profissionalização.