O problema
Dentro do ciclo de vida dos negócios quando decidimos empreender ou já estamos empreendendo objetivos de vida e empresariais, num determinado momento, sentimos a necessidade de fazer “ajustes na trajetória”. Nas pequenas e médias empresas, normalmente estes ajustes indicam a necessidade da Profissionalização da Empresa.
Geralmente esta profissionalização se mostra necessária quando os “gargalos” ou “restrições” começam a impactar fortemente o crescimento. Segundo o físico Eliyahu Goldratt no livro A Meta, “gargalo nada mais é do que um recurso dentro do sistema de produção cuja capacidade é menor que a demanda alocada para esse recurso”. Podemos estender este conceito para todos os processos empresariais, incluindo os administrativos, não somente para o sistema produtivo, como tradicionalmente conhecemos.
O problema é que quando isso ocorre, as empresas apresentam gargalos em diversos processos ao mesmo tempo, o que dificulta escolher por onde começar. É comum escutarmos de empresários a expressão popular: “descobrir um santo para cobrir outro”.
Questões essenciais
Sabemos do desafio de empresas em equilibrar rotina e melhorias, ou seja, precisamos de tempo para assegurar as entregas dos produtos/serviços vendidos ou em carteira e ainda encontrar espaço para melhorar e inovar em produtos, processos, negócios, etc.
Antes de sair afoitamente resolvendo todos os problemas, acreditamos que este momento de “ajuste na trajetória”, pode ser uma grande oportunidade para organizar a casa, preparar melhor para aproveitar as oportunidades e crescer de forma consciente e sustentável.
Três questões são essenciais e precisam ser respondidas pelo(s) empresário(s):
- O que é SUCESSO para você(s)?
- O que é CRESCIMENTO para você(s)?
- INOVAÇÃO faz sentido para você(s)?
Importância do Business Plan
Baseado nas respostas acima, você precisa responder agora:
Pergunta Única:
O que PRECISO FAZER para chegar lá?
Resposta:
Fazer um Business Plan, ou seja, planejar (re-planejar) sua empresa, construindo o Plano Empresarial – ajuste na trajetória.
Existem vários modelos e seu tamanho pode variar bastante em função do porte da empresa e dos objetivos que o documento terá, mas este precisa possuir um mínimo de sessões que proporcionem um entendimento completo do negócio.
A seguir destacamos algumas partes importantes que podem ser consideradas:
- DECLARAÇÃO DE MISSÃO: Targets de 03/05 anos;
- ESTRATÉGIA DE MARKETING E MARCA: Forças da Marca, Oportunidades de Mercado e afins;
- MERCADOS ALVO: Alvos de Mercados, Sinergia e Oportunidades de Consolidação;
- POSICIONAMENTO DE MERCADO: Posicionamento Estratégico de Mercado;
- DESPESAS DE CAPITAL: Investimentos e Esforços de Capital na Operação;
- CUSTOS E ESTRATÉGIAS DE PREÇOS: Política Comercial e de Vendas, Price Index;
- LUCROS E PERDAS: Performance Econômico-Financeiro;
- RECURSOS & OPERAÇÕES: Mecanismos das Operações e Recursos;
- ORÇAMENTO DE SOBREVIVÊNCIA: Informações Econômico-financeiras relacionadas a Sobrevivência;
- PREVISÃO DO FLUXO DE CAIXA: Previsão de Recebíveis & Pagáveis, NIG de Vendas Projetado;
- O QUE PODE NÃO FUNCIONAR: Plano de Riscos e Contingências.
Nós da Brasil Valuation entendemos que manter empresas prósperas e em crescimento constante exige do empresário consciência, atualização e planejamento ativo.