Importância das ideias
Nossa empresa tem ajudado pequenos e médios negócios tradicionais e startups que estão em pontos diferentes do ciclo de vida e maturidade de profissionalização.
Os modelos de negócio, concorrência, processos, tecnologias, dentre outros, normalmente são diferentes e dependem do setor e da cultura de cada empresa, mas uma característica é comum, todas tem muitas ideias para serem colocadas em prática.
Nossa experiencia tem mostrado que empresas que crescem, prosperam e geram mais oportunidades são aquelas com maior capacidade de colocar em prática essas ideias, principalmente as mais simples. Normalmente esses resultados ocorrem, pois são conduzidos por uma liderança forte do fundador ou um líder (por vezes da 2º geração familiar) que toma a frente dos negócios e faz as coisas acontecerem.
Esses líderes são essenciais e revelam altíssimo grau de comprometimento e atitude, mas nem sempre, conduzem as iniciativas com metodologia ou boas práticas.
Neste sentido gostaríamos de compartilhar alguns insights para ajudá-lo a lapidar e executar suas ideias.
Capacidade de Executar (mas com planejamento)
Três são os passos para serem empreendidos de dentro para fora, conforme proposta a seguir.
Passo 1: Defina o Propósito
Toda ideia precisa gerar um benefício para algo ou alguém, portanto, defina a intensão ou objetivo que deseja atingir com a sua ideia, isso lhe dará motivo e vontade para executá-la. Qual o propósito da sua ideia? Quem ela beneficiará? Como poderá impactar positivamente a sociedade e a empresa?
Passo 2: Analise o Desempenho, Custo e Risco para tomar decisão
Na prática não temos recursos disponíveis para todas as ideias, então, priorize e decida através de uma análise de desempenho, custo e risco.
- Avalie o Desempenho: Faça uma estimativa do valor monetário, ou seja, quanto essa ideia trará de resultados para a empresa num horizonte de tempo (curto, médio e longo prazo se possível). Defina também os benefícios intangíveis (não mensuráveis monetariamente).
- Avalie os custos e investimentos: Toda ideia para ser executada demanda esforço e recursos, mesmo que mínimo, então, levante os custos e investimentos que serão necessários antes, durante a após implementação da ideia. Precisarei comprar máquinas, contratar pessoas, adquirir novas tecnologias, etc.?
- Avalie os riscos e oportunidades: Antes de validar e lançar a sua ideia, é importante pensar nos riscos em potencial envolvidos. Eu preciso de um acordo de confidencialidade antes de contar minha ideia para os outros? Quais as chances de as projeções estarem erradas? Qual é meu “plano b” caso as coisas não saiam como esperado? Aqui uma coisa é importante: Não tenha medo de contar sua ideia para as pessoas e coletar feedbacks, pois uma ideia no papel não vale nada! As reflexões sobre os riscos, podem levar novas oportunidades, considere-as em suas análises.
Passo 3: Execute o MVP
“Feito é melhor do que Perfeito”. Superados os passos 1 e 2, comece seu ciclo contínuo de aprendizado através da validação da sua ideia. O ciclo Lean Startup poderá ajudar no processo de construção do MVP – “Minimum Viable Product” ou “Produto Mínimo Viável”.
Você verá quantas novas ideias surgirão, neste caso, muito cuidado para não perder o foco (Propósito).
Valor gerado
Uma ideia colocada em prática que gerou um benefício para algo ou alguém, dentro de um equilíbrio de desempenho, custo e risco – demonstrou viabilidade, poderá ser valorada e reconhecida. Uma ideia que ficou no papel e não foi submetida a testes de viabilidade e não gerou benefício para ninguém não tem nenhum valor.