Muitos pensam que uma transação de M&A é algo restrito ao mundo das grandes empresas. Este pode ser um caminho interessante para o empreendedor que quer crescer.
Como fazer uma empresa crescer? Com certeza esta pergunta orbita os pensamentos de 10 entre 10 empreendedores. E os caminhos para chegar na resposta são vários: além de sonhar grande, o empreendedor pode pensar em como escalar seu negócio, ou buscar por um oceano azul. Além disso, há a possibilidade de fazer uma transação de M&A. Com isso, é possível expandir os negócios e o alcance de uma empresa se aproveitando do que outra já faz melhor ou unindo esforços do que as duas já fazem bem.
Para quem não sabe, M&A é a sigla em inglês para Mergers and Acquisitions, traduzindo para o português: fusões e aquisições. Muitos empreendedores caem no erro de pensar que M&A é algo apenas para grandes empresas, cujas transações em geral envolvem centenas de milhões de dólares. Ou que esse tipo de transação funciona apenas para grandes empresas que querem comprar empresas menores. Mas esta possibilidade não se restringe somente a esses cenários.
As pequenas e médias empresas podem utilizar este recurso para alavancar seus negócios, iniciar a consolidação de mercados e atrair talentos que fazem a diferença para a empresa no médio e longo prazo.
Você realmente conhece as possibilidades que um M&A podem trazer?
Há duas alternativas para o M&A: ou a transação ajuda o empreendedor a fazer melhor o que ele já faz, ou traz para a empresa um modelo de negócio que não fazia parte do seu ambiente até aquele momento.
Explicando melhor, quando uma pessoa que está em busca de um namorado(a). Ficar em casa pensando que quer namorar não vai trazer uma solução para a questão. O mesmo vale para o empreendedor: apenas querer fazer M&A sem correr atrás não vai te levar a lugar algum.
Para que o empreendedor encontre um parceiro interessado em unir forças, é preciso, antes de mais nada, que o mercado saiba que ele está procurando. Ele precisa ativar sua rede de contatos e demonstrar o seu interesse. Visitar fornecedores e investidores, manter o diálogo e a mente abertos, são chaves para o sucesso.
Você não sabe quanto a sua empresa vale? Então precisa fazer o seu Valuation
Valuation é o processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo. Mas, mesmo assim, envolve certa dose de subjetividade no julgamento ao definir premissas e selecionar fontes de dados. Por isso, a confiabilidade do resultado depende da percepção do mercado e de uma assessoria que traga independência e lógica para os números.
Você será auditado, então contrate uma empresa de Valuation & Due Diligence
Se você quer vender a sua empresa, então precisa garantir que estará tudo em ordem. Acredite, o comprador vai investigar tudinho e qualquer problema ou irregularidade que seja descoberta pode minar a possibilidade do negócio ser concluído.
Basicamente, o processo de Due Diligence é uma análise e avaliação detalhada de informações e documentos pertinentes a uma empresa, mais especificamente nos campos contábil e jurídico. Em geral, a Due Diligence vai identificar os principais pontos críticos e relevantes existentes na estrutura da empresa, como os riscos e passivos legais. Outras áreas como a operacional, comercial, recursos humanos, etc. também podem fazer parte desta avaliação, dependendo do caso. Além disso, esse processo também vai identificar quais providências precisam ser tomadas para sanar quaisquer problemas identificados no processo.
Planejar um processo de M&A quando as coisas estão indo bem, conhecer alternativas estratégicas, potenciais sinergias e fazer as coisas com tranquilidade pode ser a maneira mais adequada para o sucesso e crescimento.
Nós da Brasil Valuation esperamos que este artigo possa contribuir e alertar sobre as oportunidades que criarão de valor ao seu negócio.