Gestão familiar

Gestão familiar: Equilíbrio, Governança e Cultura

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Mais de 90% dos empreendimentos no Brasil são de Empresas Familiares

As maiores dificuldades e desafios enfrentados pelas empresas familiares são causados pela passagem do tempo e envolvem mudanças na organização, na família e na propriedade. Esse trinômio família-propriedade-empresa, pode ser denominado Modelo Tridimensional da Empresa Familiar.

Modelo tridimensional da Empresa Familiar

Esse modelo é fundamentalmente uma questão de padrão nas relações interpessoais. Em algumas empresas, são tão complexos que dificultam a governança e a cultura organizacional.

A governança, em seu sentido mais amplo, teve origem na antropologia por meio de estudos e pesquisas de povos antigos. O conhecimento sobre organização de grupos, principalmente dos povos antigos, é o início do que atualmente se denomina governança. Compreender as estruturas, processos decisórios, rituais, crenças e valores desses povos antigos é algo que nos remete ao mundo atual. Procuramos entender os fenômenos grupais por meio do domínio da cultura organizacional e da psicologia social.

Podemos compreender a governaça e a cultura organizacional no modelo tridimensional da empresa familiar fazendo uma analogia a um Iceberg.

Via de regra, as estruturas formais expressam o topo do Iceberg – visível e perceptível (produtos, normas, organização, prédios, etc.) – que está formalmente declarado ou implícito nas atitudes e condutas da empresa.

É na governança e cultura organizacional invisível e imperceptível (perceptível apenas como reação do grupo sob ameaça) – base do Iceberg – que acontece de fato o dia a dia da família e da organização, que determina a eficácia das ações. Aqui se determina o equilíbrio necessário para longevidade e sustentabilidade organizacional.

Gestão familiar
Governança e Cultura Organizacional no Modelo Tridimensional da Empresa Familiar

Desafios maiores da Empresa Familiar

Em se tratando de empresas familiares, podemos aprofundar os desafios na base do Iceberg e compreender que existem questões nucleares intangíveis, intocáveis e imutáveis, que são os tabus, segredos coletivos não-conscientes, como se fosse a alma e a consciência profunda desse grupo.

Vencer essa barreira não é tarefa fácil e precisa ser realizada com muita paciência, confiança e respeito a história da empresa e as pessoas envolvidos.

Recomendações práticas

Agora que você já conheceu os elementos da governaça e cultura organizacional no sistema família-propriedade-empresa, recomendamos as ações iniciais:

  • Faça uma auto-avaliação dos três sistemas da governaça e cultura organizacional, pontuando de 0 a 10, qual o seu grau de satisfação hoje em cada um dos sistemas;
  • Procure dedicar um tempo da sua agenda para conversar com outras pessoas, empresários, empresas familiares, isso ajudará você conhecer outros pontos de vista;

Os 3 sistemas apresentados não são necessariamente em oposição ou confronto, são fóruns com características distintas e estruturas próprias que se relacionam com o objetivo de reduzir os riscos, preservar e otimizar o valor das organizações.

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Brasil Valuation

Somos especialistas em estruturação de empresas e negócios e nosso foco é diminuir riscos e aumentar a assertividade das tomadas de ações de empreendedores e empresas.

Solicite uma reunião gratuita

Você também pode gostar de:

CADASTRE-SE EM NOSSA LISTA!

Receba conteúdo de alto valor em primeira mão no seu email