Definição de Interdependência
Quando se fala em Interdependência, associa-se ao conceito de Sistemas.
Segundo Wikipedia:
“Interdependência é o estudo interdisciplinar de sistemas. Um sistema é um conglomerado coeso de partes inter-relacionadas e interdependentes que é natural ou artificial. Todo sistema é delineado por seus limites espaciais e temporais, cercados e influenciados por seu ambiente, descritos por sua estrutura e propósito ou natureza e expressos em seu funcionamento”.
Há várias formas de reconhecer a interdependência nos negócios, um olhar pode estar nos níveis Estratégico, Tático e Operacional.
Em uma empresa mais estruturada normalmente o nível Estratégico é composto por três partes principais e correlacionadas: Propriedade, Conselho e Gestão.
No âmbito Tático, a reciprocidade das lideranças (média gerência e coordenação) fortalece a confiança mútua, espelha exemplos de comportamentos adequados e gera resultados sustentáveis.
O nível Operacional que é responsável por executar os fluxos de trabalho, também são dependentes uns dos outros. O produto/serviço pode não sair dentro dos padrões estabelecidos se houver rupturas e gargalos.
Outro espectro está na Gestão & Governaça Familiar, que tem uma forte mutualidade proveniente da dinâmica das empresas familiares, através dos seus públicos independentes, mas sobrepostos pela tríade: Propriedade-Família-Empresa.
Nas startups nativas da nova economia, a interdependência ocorre no modelo de trabalho em rede, ecossistema, colaboração e alinhamentos de interesses necessários para superar as incertezas, funcionar e escalar.
Uma maneira de visualizar a importância da interdependência é através do modelo tradicional de Cadeia de Valor, associado a conceitos complementares que ajudam a fomentar confiança mútua, reduzir riscos e melhorar resultados.
Objetivo da Interdependência
É importante pensar na Interdependência como um modelo de Cultura de Desempenho, necessária para sobrevivência e crescimento empresarial.
O objetivo da Interdependência nos Negócios é gerar um ciclo de confiança mútua, através de melhorias nas relações e resultados. Um bom roteiro para colocar em prática e promover esse ciclo pode ser:
- Promover Integração;
- Fortalecer Comunicação;
- Organizar fóruns para medir e gerenciar Resultados.
Para àquelas empresas que já possuem uma Cultura de Desempenho implementada ou que estejam pensando/precisando começar, a Brasil Valuation entende que este modelo pode servir como primeiros passos de reflexão, podendo ser aplicado na Pequena e Média Empresa familiar ou não familiar.