Interdependência Empresarial: Pilar para a Cultura de Desempenho

Interdependência Empresarial
A Interdependência Empresarial é um tema muito pocuo trabalhado atualmente dentro da cultura de uma empresa. Saiba mais clicando aqui

Definição de Interdependência

Quando se fala em Interdependência, associa-se ao conceito de Sistemas.

Segundo Wikipedia:

“Interdependência é o estudo interdisciplinar de sistemas. Um sistema é um conglomerado coeso de partes inter-relacionadas e interdependentes que é natural ou artificial. Todo sistema é delineado por seus limites espaciais e temporais, cercados e influenciados por seu ambiente, descritos por sua estrutura e propósito ou natureza e expressos em seu funcionamento”.

Há várias formas de reconhecer a interdependência nos negócios, um olhar pode estar nos níveis Estratégico, Tático e Operacional.

Em uma empresa mais estruturada normalmente o nível Estratégico é composto por três partes principais e correlacionadas: Propriedade, Conselho e Gestão.

No âmbito Tático, a reciprocidade das lideranças (média gerência e coordenação) fortalece a confiança mútua, espelha exemplos de comportamentos adequados e gera resultados sustentáveis.

O nível Operacional que é responsável por executar os fluxos de trabalho, também são dependentes uns dos outros. O produto/serviço pode não sair dentro dos padrões estabelecidos se houver rupturas e gargalos.

Outro espectro está na Gestão & Governaça Familiar, que tem uma forte mutualidade proveniente da dinâmica das empresas familiares, através dos seus públicos independentes, mas sobrepostos pela tríade: Propriedade-Família-Empresa.

Nas startups nativas da nova economia, a interdependência ocorre no modelo de trabalho em rede, ecossistema, colaboração e alinhamentos de interesses necessários para superar as incertezas, funcionar e escalar.

Uma maneira de visualizar a importância da interdependência é através do modelo tradicional de Cadeia de Valor, associado a conceitos complementares que ajudam a fomentar confiança mútua, reduzir riscos e melhorar resultados. 

Objetivo da Interdependência

É importante pensar na Interdependência como um modelo de Cultura de Desempenho, necessária para sobrevivência e crescimento empresarial.

O objetivo da Interdependência nos Negócios é gerar um ciclo de confiança mútua, através de melhorias nas relações e resultados. Um bom roteiro para colocar em prática e promover esse ciclo pode ser:

  1. Promover Integração;
  2. Fortalecer Comunicação;
  3. Organizar fóruns para medir e gerenciar Resultados.

Para àquelas empresas que já possuem uma Cultura de Desempenho implementada ou que estejam pensando/precisando começar, a Brasil Valuation entende que este modelo pode servir como primeiros passos de reflexão, podendo ser aplicado na Pequena e Média Empresa familiar ou não familiar.

Compartilhe:

LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Brasil Valuation

Posts relacionados

Diferença entre Opex e Capex

A cultura organizacional é de extrema importância para qualquer empresa, seja ela recente ou fundada a muitos anos atrás. Saiba mais!!!