Minha empresa não está a venda

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Muitos empresários se sentem ofendidos ou até mesmo diminuídos ao serem questionados sobre a possibilidade de venda de seus negócios. Mas isso é algo ruim?

O Contexto das Empresas Brasileiras

Muitos empresários se sentem ofendidos ou até mesmo diminuídos ao serem questionados sobre a possibilidade de venda dos seus negócios. Vender seu carro, seu apartamento, sua casa na praia parece algo normal, mas vender o seu negócio se torna um verdadeiro tabu para a maioria dos empresários no Brasil.

Já as empresas que nasceram nos últimos 5 a 10 anos, geralmente têm como um de seus principais objetivos de existência a possibilidade de despertarem o interesse de uma grande empresa pelo seu negócio e receberem uma oferta de aquisição ou fusão nos seus negócios.

O mundo corporativo se tornou algo mais ágil e objetivo em conquistar mercados, promover inovação, fortalecer marcas e implementar novos modelos de negócios. É uma questão de sobrevivência pela alta competitividade imposta pelo mercado contemporâneo.

As empresas que possuem uma ou algumas décadas de existência vieram de outro modelo de pensamentos e objetivos para determinarem o sucesso de seu negócio. Para algumas empresas o importante são valores como o tempo de existência no mercado, possuir sede própria, número de colaboradores registrados, a participação em grandes feiras, prêmios recebidos no passado, valor de faturamento mensal e grande quantidade de clientes atendidos.

O Tripé do Valor de um Negócio

O verdadeiro valor de um negócio está lastreado no seguinte tripé; qualidade, lucratividade e perpetuidade:

  • Qualidade (a percepção por parte dos clientes da alta qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. A facilidade de aquisição, o profissionalismo no atendimento e o suporte na venda e pós venda dos produtos e serviços.)
  • Lucratividade (conseguir gerar margens de lucro saudáveis e controladas para que a operação consiga entregar resultados positivos a seus acionistas, colaboradores e steakholders.)
  • Perpetuidade (manter os dois itens anteriores de forma regular e constante por muitos anos á frente e ser capaz de se adequar as mudanças de mercado, novas demandas e as inovações tecnológicas que se apresentarem.

Por isso fica cada vez mais difícil se adaptar e acompanhar esse mercado com as mesmas estratégias do passado, usando os mesmos conceitos, com os mesmos colaboradores e ainda conduzindo tudo isso sozinho.

Uma proposta não faz mal

Receber uma proposta de interesse na compra de sua empresa deve ser encarado como algo positivo. Isso significa que alguém percebeu valor no seu negócio, e está interessado em saber o que mais ele tem de vantagens que possam render dividendos para o investidor. Com mais capital, novas idéias, acesso a tecnologia, contatos com decisores no mercado, o seu negócio pode ganhar um enorme impulso para crescimento e expansão.

Nesse momento faz uma diferença tremenda ter em mãos todos os dados de sua empresa, como por exemplo:

  • Processos estruturados
  • Projetos descritos
  • Documentos em ordem
  • Impostos pagos ou administrados
  • indicadores de resultados atualizados
  • Equipes devidamente treinadas
  • Canal de vendas estruturado
  • Planejamento estratégico escrito e divulgado aos colaboradores

Quando o interessado percebe esse controle efetivo sobre o seu negócio, onde o empresário além de saber de suas forças e oportunidades, também reconhece as suas fraquezas e as ameaças que pode enfrentar, o investidor aumenta ainda mais o desejo em de alguma forma poder participar, seja via aquisição, fusão ou mesmo aporte de capital.

Então, não fique ofendido pelo interesse de alguém pelo seu negócio. Faça uma reunião e ouça com cuidado e atenção o que eles têm a lhe dizer e pondere de que forma você pode tirar algum proveito dessa oportunidade.

Para saber mais sobre o tema, acesse os canais digitais da Brasil Valuation.

              “ Sorte é estar pronto e preparado para quando a oportunidade aparecer´´

Oprah Winfrey

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