Covid-19, recessão econômica, eventos climáticos extremos, inquietações e movimentos sociais e um cenário de crescente polarização política desenham um panorama intimidador e de alto risco para os negócios em 2021. A volatilidade global aumentará o desafio, impulsionada por tensões comerciais e geopolíticas, bem como fontes de financiamento e administração das dívidas, disrupção tecnológica e dos modelos de negócios, ascensão do risco cibernético e o escrutínio regulatório. A pressão sobre o conselho de administração, a gestão, os funcionários e a governança em geral será significativa.
O ACI Institute Brasil em conjunto com o Board Leadership Center da KPMG elaboraram a publicação Conselho de Administração: prioridades para a agenda de 2021.
Os principais temas para os Conselhos de Administração em 2021
- Manter o foco na resposta da administração à Covid-19, sem perder de vista o cenário geral dos negócios;
- Fazer da gestão do capital humano e da sucessão do CEO prioridades;
- Questionar se a empresa está fazendo o suficiente para promover mudanças reais e duradouras no combate ao preconceito sistêmico (bias) e ao racismo;
- Reavaliar o foco em ESG e seu propósito corporativo;
- Reavaliar se os planos de resposta e resiliência a crises estão alinhados à estrutura de gerenciamento de riscos (ERM) da organização;
- Abordar a segurança cibernética e a privacidade de dados de forma holística – governança da informação;
- Atuar na definição do tone-at-the-top e monitorar a cultura corporativa;
- Construir um Conselho que represente a estratégia da empresa e suas futuras necessidades; e
- Ser proativo no engajamento com acionistas e ativistas.
Ajudar empreendedores e gestores de empresas a reduzir riscos e aumentar o valor dos seus negócios é o propósito da Brasil Valuation, por esse motivo compartilhamos esta relevante publicação, mostrando que diferentes riscos continuarão a testar as empresas e os Conselhos ao longo de 2021, exigindo uma governança corporativa assertiva e ainda mais estratégica para continuidade na transformação contínua nas organizações.