Equilíbrio + Disciplina = Resultados: Isso continua sendo verdade?

Uma formula que sempre foi passada para o empreendedor é a de que a soma do Equilíbrio e Disciplina sempre darão frutos para a empresa ...

Quase metade das empresas brasileiras começou 2021 com lucro inferior ao registrado no mesmo período de 2020. A conclusão é de um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizado em janeiro com dados de mais de 4 mil negócios da indústria, comércio, serviços e construção. Segundo o estudo, 48% das empresas observam lucros menores, 35% declaram estabilidade e 17% disseram ter registrado lucros maiores em 2021. A intensificação da pandemia e a retirada do auxílio emergencial, na contramão da expectativa da retomada do país, são os principais motivos da piora, de acordo com o estudo.

A economia e os negócios estão diretamente ligados e são historicamente cíclicos, com momentos de altas e de baixas. É fato que a pandemia, chamado por alguns especialistas de “Cisne Negro”, termo usado por Nassim Nicholas Taleb em um de seus livros “A lógica do Cisne Negro”, intensificou os desafios das pessoas e dos negócios.

Também é fato que algumas megatendências, tendências emergentes, comportamentais e de negócios já estavam em curso e, pessoas e negócios que estavam mais atentos e “fazendo a lição de casa”, estão se saindo melhor neste contexto nacional e global.

Desafios e Oportunidades

O Brasil e o mundo estão repletos de problemas (desafios) que precisam ser resolvidos para melhorar a sociedade, o meio ambiente e os negócios – ESG

Nos últimos dois artigos, baseando-nos em estudos e iniciativas empresariais escrevemos sobre riscos e oportunidades.

No artigo “Prioridades para os Conselhos em 2021”, um estudo da ACI Institute Brasil / KPMG, mostramos 9 prioridades ou desafios que os conselhos/gestores precisarão olhar em 2021. Já o artigo seguinte, “Negócios em 2021, o recomeço de uma nova e real era“, com uma visão mais otimista, apresentamos a importância da empatia nos momentos de crise, especialmente a atual crise pandêmica, e as perspectivas futuras alinhadas ao propósito.

Mais o que queremos dizer com isso?

Queremos dizer que negócios são idealizados, planejados, desenvolvidos e melhorados por pessoas que, dentre as muitas competências que precisam ser habilitadas no contexto atual e futuro, duas são essenciais para manter resultados em tempos de certezas e incertezas. Essas competências são: Equilíbrio e Disciplina.

Temos notado empresários, gestores e empresas com capacidades altíssimas de fazerem a diferença na vida das pessoas, no meio ambiente, gerando valor e resultados sustentáveis para todas as partes interessadas. Porém, quando começamos trabalhar temas de gestão & governança, evidenciamos padrões comportamentais e técnicos que precisam ser melhor organizados.

O Equilíbrio é a base para tomada de decisão. O estudo apresentado no início deste artigo, exemplifica a importância do equilíbrio para superar resultados adversos (baixos lucros), que afetam as expectativas do empresário/gestor e as necessidades da empresa para cumprir com suas obrigações. Isso pode prejudicar decisões racionais importantes neste momento desafiador.

A Disciplina potencializa a capacidade de fazer o que tem que ser feito, provendo o hábito e execução. A disciplina, aliada a organização, tem a função de ajudar a antever boa parte dos riscos e oportunidades, potencializando o equilíbrio. Ela deve estar em toda empresa, nos processos administrativos, operacionais, terceirizados, etc. A disciplina provê capacidade de olhar para questões como:

  • Inovações e novas tecnologias;
  • Melhorias administrativas e operacionais;
  • Cuidar das pessoas;
  • Alinhamentos entre sócios;
  • Boas relações e tempo para questões pessoais e familiares;
  • Etc.

A disciplina também significa renunciar a coisas que gostamos e sabemos que fazemos melhor que outras, para fazer o que precisa ser feito naquele momento, como por exemplo, colocar a empresa novamente na direção certa, para voltar a crescer de forma sustentável.

A Brasil Valuation entende que sim, Equilíbrio e Disciplina continuam sendo essenciais para resultados consistentes e de longo prazo nos negócios.

Compartilhe:

LinkedIn
Facebook
WhatsApp

CADASTRE-SE EM NOSSA LISTA!

Receba conteúdo de alto valor em primeira mão no seu email

Brasil Valuation

Posts relacionados

Enviar Mensagem
Envie-nos uma mensagem
Olá 👋,
Clique em Enviar Mensagem para falar por Whatsapp