Equilíbrio + Disciplina = Resultados: Isso continua sendo verdade?

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quase metade das empresas brasileiras começou 2021 com lucro inferior ao registrado no mesmo período de 2020. A conclusão é de um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizado em janeiro com dados de mais de 4 mil negócios da indústria, comércio, serviços e construção. Segundo o estudo, 48% das empresas observam lucros menores, 35% declaram estabilidade e 17% disseram ter registrado lucros maiores em 2021. A intensificação da pandemia e a retirada do auxílio emergencial, na contramão da expectativa da retomada do país, são os principais motivos da piora, de acordo com o estudo.

A economia e os negócios estão diretamente ligados e são historicamente cíclicos, com momentos de altas e de baixas. É fato que a pandemia, chamado por alguns especialistas de “Cisne Negro”, termo usado por Nassim Nicholas Taleb em um de seus livros “A lógica do Cisne Negro”, intensificou os desafios das pessoas e dos negócios.

Também é fato que algumas megatendências, tendências emergentes, comportamentais e de negócios já estavam em curso e, pessoas e negócios que estavam mais atentos e “fazendo a lição de casa”, estão se saindo melhor neste contexto nacional e global.

Desafios e Oportunidades

O Brasil e o mundo estão repletos de problemas (desafios) que precisam ser resolvidos para melhorar a sociedade, o meio ambiente e os negócios – ESG

Nos últimos dois artigos, baseando-nos em estudos e iniciativas empresariais escrevemos sobre riscos e oportunidades.

No artigo “Prioridades para os Conselhos em 2021”, um estudo da ACI Institute Brasil / KPMG, mostramos 9 prioridades ou desafios que os conselhos/gestores precisarão olhar em 2021. Já o artigo seguinte, “Negócios em 2021, o recomeço de uma nova e real era“, com uma visão mais otimista, apresentamos a importância da empatia nos momentos de crise, especialmente a atual crise pandêmica, e as perspectivas futuras alinhadas ao propósito.

Mais o que queremos dizer com isso?

Queremos dizer que negócios são idealizados, planejados, desenvolvidos e melhorados por pessoas que, dentre as muitas competências que precisam ser habilitadas no contexto atual e futuro, duas são essenciais para manter resultados em tempos de certezas e incertezas. Essas competências são: Equilíbrio e Disciplina.

Temos notado empresários, gestores e empresas com capacidades altíssimas de fazerem a diferença na vida das pessoas, no meio ambiente, gerando valor e resultados sustentáveis para todas as partes interessadas. Porém, quando começamos trabalhar temas de gestão & governança, evidenciamos padrões comportamentais e técnicos que precisam ser melhor organizados.

O Equilíbrio é a base para tomada de decisão. O estudo apresentado no início deste artigo, exemplifica a importância do equilíbrio para superar resultados adversos (baixos lucros), que afetam as expectativas do empresário/gestor e as necessidades da empresa para cumprir com suas obrigações. Isso pode prejudicar decisões racionais importantes neste momento desafiador.

A Disciplina potencializa a capacidade de fazer o que tem que ser feito, provendo o hábito e execução. A disciplina, aliada a organização, tem a função de ajudar a antever boa parte dos riscos e oportunidades, potencializando o equilíbrio. Ela deve estar em toda empresa, nos processos administrativos, operacionais, terceirizados, etc. A disciplina provê capacidade de olhar para questões como:

  • Inovações e novas tecnologias;
  • Melhorias administrativas e operacionais;
  • Cuidar das pessoas;
  • Alinhamentos entre sócios;
  • Boas relações e tempo para questões pessoais e familiares;
  • Etc.

A disciplina também significa renunciar a coisas que gostamos e sabemos que fazemos melhor que outras, para fazer o que precisa ser feito naquele momento, como por exemplo, colocar a empresa novamente na direção certa, para voltar a crescer de forma sustentável.

A Brasil Valuation entende que sim, Equilíbrio e Disciplina continuam sendo essenciais para resultados consistentes e de longo prazo nos negócios.

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Brasil Valuation

Somos especialistas em estruturação de empresas e negócios e nosso foco é diminuir riscos e aumentar a assertividade das tomadas de ações de empreendedores e empresas.

Solicite uma reunião gratuita

Você também pode gostar de:

CADASTRE-SE EM NOSSA LISTA!

Receba conteúdo de alto valor em primeira mão no seu email