Não esteja tão seguro: O crescimento não é garantido

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A incerteza no crescimento

A maioria dos empresários, presidentes e CEOs estão chegando à conclusão de que não podem atingir seus objetivos de desenvolvimento contando apenas com seus motores de crescimento internos. Felizmente, há uma infinidade de estudos que concluem que as taxas de sucesso de muitas empresas estão ligadas a alguma experiencia com  M&A (fusões & aquisições).

Parece ser estranho, mas estes estudos demonstram que um processo de fusão ou compra, além de gerar valor ao negócio, fortalece outros pilares como Governança & Gestão.

Neste artigo, nós da Brasil Valuation compartilharemos com você práticas recomendadas de Fusões e Aquisições que, se implementadas, reduzirão a resistência das partes interessadas, aumentarão a porcentagem de sinergias realizadas, encurtarão o tempo de ciclo geral de implementação e aumentarão o valor para os acionistas.

Cada prática recomendada é discutida abaixo:

Passos Chave para o Sucesso de Operação de M&A (fusões e aquisições)

  1. Gerencie o processo de M&A do início ao fim como uma corrente com elos interdependentes. O processo deve começar com um planejamento estratégico robusto e incluir estratégia de mercado e previsão financeira. Isso ajudará a garantir que você tenha mapeado as projeções financeiras para cada canal de mecanismo de crescimento interno e externo. Com muita frequência, as empresas buscam o “negócio inicial de M&A” quando ele não é necessário e os objetivos de crescimento podem ser alcançados com a melhoria do processo de planejamento estratégico.
  2. Exercite a moderação: os negócios em potencial ganham impulso conforme você avança no ciclo de fusões e aquisições. Use os motivadores do negócio e os alvos de sinergia como filtros de decisão. Além disso, antes de entrar em negociações, concorde com um preço máximo de aquisição e os termos do negócio para não se envolver na “febre do negócio” e concorde com os termos que excedem sua oferta máxima sem dados para apoiar a decisão. Às vezes, as empresas maiores se encontram em uma guerra de lances contra outros gigantes com bolsos fundos. Para garantir o prêmio, eles geralmente têm que pagar um prêmio mais alto para superar seus concorrentes, tornando a criação de valor muito mais difícil.
  3. Use um processo de “devida diligência” robusto e equilibrado.  A maioria das empresas faz um bom trabalho ao tratar das questões financeiras, ambientais e jurídicas. A oportunidade inexplorada é reforçar suas atividades operacionais e organizacionais de devida diligência. A devida diligência operacional deve incluir uma revisão do modelo / estrutura de negócios, processos principais, cadeia de suprimentos e quaisquer outras atividades relacionadas à entrega dos produtos e ou serviços.
  4. Identifique os impulsionadores de valor no início do processo e traduza-os em uma visão e scorecard de M&A. Uma vez no lugar, certifique-se de que eles sejam devidamente comunicados ao time.

Nós da Brasil Valuation, entendemos que cascatear as métricas (processos) e ter um Time Interno (pessoas) apoiados por Consultoria é fator relevante ao o sucesso da operação.

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Brasil Valuation

Somos especialistas em estruturação de empresas e negócios e nosso foco é diminuir riscos e aumentar a assertividade das tomadas de ações de empreendedores e empresas.

Solicite uma reunião gratuita

Você também pode gostar de:

CADASTRE-SE EM NOSSA LISTA!

Receba conteúdo de alto valor em primeira mão no seu email