Talvez um dos maiores desafios e preocupações atuais das empresas, resida na Cultura Organizacional. Uma cultura eficaz pode responder por até 50% do diferencial de desempenho entre organizações do mesmo setor, foi o que mostrou o artigo “Cultura que gera valor” publicado pela Deloitte em julho 2021.
Segundo este mesmo artigo:
“A cultura se trata de negócios, não apenas de uma questão do departamento de Recursos Humanos. O CEO e a equipe executiva devem compreender claramente os valores culturais de sua organização, determinar o que é necessário para conduzir a sua estratégia de negócios e assumir a responsabilidade por moldá-los”.
Uma Cultura Organizacional que gere valor deve ser capaz de promover a metamorfose de empresa boa em empresa excelente, mantendo-a em transformação contínua.
A meta deve ser ambidestra, Sustentar & Inovar e o comportamento desejado Disciplinar!
Jim Collins no livro Good to great – empresas feitas para vencer (2006), modelou o Diagrama do Volante, composto por três estágios, sendo: pessoas disciplinadas, pensamento disciplinado e ação disciplinada, formando a gestalt de todo o processo de transformação de empresa boa em empresa excelente.
Não há Estratégia, Governança e Gestão que resista a uma empresa que não tem Cultura Organizacional forte e que gere valor!