Para muitos empresários, a ideia de construir uma empresa de sucesso e eventualmente vendê-la por milhões de dólares representa o sonho do empreendedor. Você pode aumentar a probabilidade de atingir essa meta tomando medidas específicas para preparar sua empresa para uma transação de fusão e aquisição bem-sucedida.
Empresários Brasileiros estão percebendo que há outros caminhos além da Sucessão
As dicas a seguir representam as etapas seguidas pelos grandes cases de sucesso dos últimos anos:
1. Aumente seus lucros
Concentre-se em aumentar a receita líquida e o lucro. Não se sinta excessivamente atraído pela receita (bruta) de primeira linha, pois a maioria dos adquirentes reduzirá sua receita para líquido – ou EBITDA
(lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização). É provável que o EBITDA seja a métrica usada para fins de avaliação. Certifique-se de fazer tudo o que puder para aumentar esse número. Em outras palavras, quanto maior o EBITDA, maior será a aquisição.
2. Traga Gestão & Governança
É provável que seja necessária uma auditoria ou revisão profissional de suas finanças e operações como parte de um processo de Fusões & Aquisições. Uma revisão oficial ou auditoria também dará a confiança do comprador sobre sua receita e irá fazê-lo entender a Cultura e os Valores da Empresa.
3. Identifique e Trabalhe as Contingências
Não permita que surjam surpresas durante o processo. Se houver qualquer incêndio potencial, apague-o antes de entrar em um processo de M&A (fusões & aquisições). Em suma, resolva conflitos – seja claro com qualquer coisa que um comprador possa considerar “desagradável” e dê uma explicação curta e direta para o problema ou discrepância. Coloque suas emoções de lado. Explique e siga em frente.
4. Faça uma projeção financeira de pelo menos 3 anos
Será necessário colocar em prática projeções financeiras de 3 anos. Certifique-se de que os números que você projeta sejam alcançáveis. Alcançar suas projeções financeiras será absolutamente crítico depois de iniciar o processo de M&A, incluindo due diligence e negociações. Seja como for, acertar / superar as projeções financeiras é ótimo durante o processo de M&A; A falta de projeções financeiras pode interromper o processo ou comprometer seriamente o valor de sua venda.
5. Foco em vendas e crescimento
Qualquer comprador em potencial examinará de perto o potencial de crescimento de seu negócio. Portanto, antes e durante um processo de M&A, faz sentido estratégico aumentar seus esforços de vender o seu produto ou serviço, o que pode significar a contratação de representantes de vendas adicionais e o aumento do investimento geral em iniciativas de crescimento.
6. Crie uma análise SWOT
Defina seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Seu potencial comprador tentará abrir buracos em seu negócio, pois eles desejam obter o melhor preço possível. Esteja preparado para se concentrar em seus pontos fortes e oportunidades e defender suas ameaças e fraquezas.
7. Aumente sua visibilidade
Antes e durante o processo de M&A, você deve maximizar todas as oportunidades disponíveis para aumentar a visibilidade do seu negócio. Maximizar a visibilidade pode significar comparecer e falar em feiras de negócios, escrever colunas para convidados em blogs e emitir comunicados à imprensa sobre contratações estratégicas, novos produtos e realizações da empresa.
8. Identifique potenciais compradores
Crie uma lista de todos os seus compradores potenciais. Certifique-se de incluir o óbvio (negócios semelhantes) e o não tão óbvio (negócios que se beneficiariam com seus serviços). Trate esta lista como uma lista de vendas – estude as empresas, apresente-se, discuta parcerias estratégicas e sempre mantenha seus compradores em potencial informados sobre seus marcos.
9. Comece a se pagar agora
Os empreendedores tendem a misturar ativos pessoais e comerciais por conveniência. No entanto, para fins de M&A, você deve eliminar as misturas e certificar-se de que está pagando a si mesmo um salário grande o suficiente para cobrir suas despesas básicas e desfrutar de uma sensação de segurança financeira. Ao negociar durante um processo de M&A, demonstre um histórico de compensação.
10. Contrate um consultor de M&A
Os consultores de M&A farão grande parte do trabalho pesado para apresentar sua empresa a compradores interessados. Primeiramente, um consultor de M&A irá ajudá-lo a preparar um documento teaser e uma apresentação de gerenciamento para o seu negócio. Eles também o ajudarão a entender e apresentar melhor suas finanças. Quando você estiver pronto para entrar no mercado, o consultor fará ligações para os compradores em potencial e marcará reuniões de gerenciamento da empresa.
11. Corte a gordura
Olhe atentamente para suas despesas e pergunte que “gordura” pode ser cortada para melhorar o EBITDA, as margens e o lucro geral. Dessa forma, você pode obter melhor desempenho (para atender à demanda do cliente) da equipe existente antes de contratar uma nova equipe?
12. Considere alternativas para além de vender
Vender sua empresa é apenas uma das muitas maneiras de conseguir um evento líquido. Alternativas para fusões e aquisições incluem capital de risco, liquidação parcial (retirando algumas fichas da mesa, mas continuando a construir para uma aquisição maior). Agora se você deseja vender sua empresa porque não sente que está pronto para levá-la ao próximo nível, você sempre pode contratar um CEO alternativo e assumir um papel mais consultivo.
Nós da Brasil Valuation esperamos que você empresário possa encontrar o melhor caminho para vender seu negócio, afinal sua história é a história do seu negócio.
Por fim, gostaríamos de deixar a seguinte frase de Jorge Paulo Lemann:
“Estude e se aproxime de gente melhor que você e corra riscos. O Brasil precisa de gente com esse perfil”