Definição de Empresa
Existem muitas formas para definir o que é uma empresa, uma dela pode ser:
“Empresa é uma instituição formada por pessoas que compartilham de um Sonho Grande, que pode ser impactado positiva ou negativamente pela Cultura, que precisa gerar Resultados para continuar existindo”.
O Sonho Grande move as pessoas, é a capacidade da empresa pensar no longo prazo, perseguir um propósito ou cumprir uma missão relevante na sociedade. O Sonho Grande é entrada!
Os Resultados são a saída! São as consequências de como a empresa fez suas apostas, estabeleceu suas regras, acompanhou e performou num horizonte de tempo, normalmente medido por trimestres, semestres e anualmente.
No centro de tudo isso, deve estar o Cliente/Consumidor dos produtos, serviços e soluções oferecidas por essa empresa. Ele espera que ela resolva um problema, uma dor, execute um job do qual este não está disposto a fazer por vários motivos, como: preço, estratégia, gasto de energia, urgência, nível de qualidade, custo-oportunidade, etc.
Mas é na Cultura Empresarial que tudo realmente acontece.
“Cultura é aquilo que fazemos de verdade, e não o que falamos que fazemos”.
Um jeito de pensar Cultura Empresarial, pode ser como um processo que recebe a entrada principal Sonho Grande e entrega a saída Resultados, sempre com a centralidade voltada para o cliente.
Três óticas sobre Cultura Empresarial
É importante pensar a Cultura Empresarial como apoio para o crescimento da empresa na direção do sonho grande. Em outras palavras, precisamos conseguir saber se a cultura atual suporta as iniciativas e objetivos de transformação contínua necessários para avançar e o que está faltando.
Pode-se olhar a cultura – aplicada por pessoas, sob três macro óticas:
- Cultura de Estratégia;
- Cultura de Governança
- Cultura de Gestão.
A Cultura de Estratégia proporciona à empresa olhar o curto, o médio e longo prazo através do “Pensar Estratégico”, desdobrado nas estruturas organizacionais no modo hierárquico tradicional (estratégico, tático e operacional), mas também nos modelos da nova economia, privilegiando: colaboração, escopo durante o projeto, equipe multidisciplinar, mentalidade de startups, digitalização e uso de tecnologia.
A Cultura de Governaça olhando para três pontos principais: família, patrimônio e a empresa, na busca constante por melhor harmonia entre esses sistemas a fim de potencializar os consensos, acordos e resultados.
Na Cultura de Gestão estão os resultados, como extrair melhor eficiência e eficácia de forma sinérgica nos três elementos principais: pessoas, processos e tecnologia. Os resultados de performance de gestão são medidos através dos Indicadores de Desempenho.
A Brasil Valuation acredita que modelos de negócios estabelecidos nos pilares Sonho Grande, Cultura e Resultados, são mais antifrágeis e duradouros.