Cultura Empresarial: Uma abordagem de Processos

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Definição de Empresa

Existem muitas formas para definir o que é uma empresa, uma dela pode ser:

“Empresa é uma instituição formada por pessoas que compartilham de um Sonho Grande, que pode ser impactado positiva ou negativamente pela Cultura, que precisa gerar Resultados para continuar existindo”.

O Sonho Grande move as pessoas, é a capacidade da empresa pensar no longo prazo, perseguir um propósito ou cumprir uma missão relevante na sociedade. O Sonho Grande é entrada!

Os Resultados são a saída! São as consequências de como a empresa fez suas apostas, estabeleceu suas regras, acompanhou e performou num horizonte de tempo, normalmente medido por trimestres, semestres e anualmente. 

No centro de tudo isso, deve estar o Cliente/Consumidor dos produtos, serviços e soluções oferecidas por essa empresa. Ele espera que ela resolva um problema, uma dor, execute um job do qual este não está disposto a fazer por vários motivos, como: preço, estratégia, gasto de energia, urgência, nível de qualidade, custo-oportunidade, etc.

Mas é na Cultura Empresarial que tudo realmente acontece.

Cultura é aquilo que fazemos de verdade, e não o que falamos que fazemos”.

Um jeito de pensar Cultura Empresarial, pode ser como um processo que recebe a entrada principal Sonho Grande e entrega a saída Resultados, sempre com a centralidade voltada para o cliente.

A culturar empresarial

Três óticas sobre Cultura Empresarial

É importante pensar a Cultura Empresarial como apoio para o crescimento da empresa na direção do sonho grande. Em outras palavras, precisamos conseguir saber se a cultura atual suporta as iniciativas e objetivos de transformação contínua necessários para avançar e o que está faltando.

Pode-se olhar a cultura – aplicada por pessoas, sob três macro óticas:

  • Cultura de Estratégia;
  • Cultura de Governança
  • Cultura de Gestão.

A Cultura de Estratégia proporciona à empresa olhar o curto, o médio e longo prazo através do “Pensar Estratégico”, desdobrado nas estruturas organizacionais no modo hierárquico tradicional (estratégico, tático e operacional), mas também nos modelos da nova economia, privilegiando: colaboração, escopo durante o projeto, equipe multidisciplinar, mentalidade de startups, digitalização e uso de tecnologia.

A Cultura de Governaça olhando para três pontos principais: família, patrimônio e a empresa, na busca constante por melhor harmonia entre esses sistemas a fim de potencializar os consensos, acordos e resultados.

Na Cultura de Gestão estão os resultados, como extrair melhor eficiência e eficácia de forma sinérgica nos três elementos principais: pessoas, processos e tecnologia. Os resultados de performance de gestão são medidos através dos Indicadores de Desempenho.

A Brasil Valuation acredita que modelos de negócios estabelecidos nos pilares Sonho Grande, Cultura e Resultados, são mais antifrágeis e duradouros.

Compartilhe este conteúdo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Brasil Valuation

Somos especialistas em estruturação de empresas e negócios e nosso foco é diminuir riscos e aumentar a assertividade das tomadas de ações de empreendedores e empresas.

Solicite uma reunião gratuita

Você também pode gostar de:

CADASTRE-SE EM NOSSA LISTA!

Receba conteúdo de alto valor em primeira mão no seu email